Gilberto Gil no III Festival de Música Popular - São Paulo, SP, 1967 Crédito: Walter Firmo / Acervo Instituto Moreira Salles
Gilberto Gil no III Festival de Música Popular - São Paulo, SP, 1967 Crédito: Walter Firmo / Acervo Instituto Moreira Salles

Novo site lançado pelo Instituto Moreira Salles, o Testemunha Ocular, procura ressaltar a importância do fotojornalismo na documentação da realidade brasileira e na construção da memória nacional. Projeto parte da forte presença do fotojornalismo no acervo do IMS, que reúne desde coleções autorais até o acervo fotográfico dos jornais dos Diários Associados do Rio de Janeiro, adquirido em 2016.

O portal recém-lançado é destinado tanto a pesquisadores quanto ao público em geral, que pode navegar pelas histórias, imagens e reflexões ali reunidas, por exemplo dossiês, ensaios críticos, depoimentos em vídeo. 

A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro, que atuou como superintendente-executivo do IMS entre 2008 e 2020. O jornalista Mauro Ventura assina a edição do site, e o fotógrafo Leo Aversa, por sua vez, foi responsável pela edição de imagens durante a criação do projeto.

Testemunha Ocular está dividido em seis seções. A primeira apresenta a produção e trajetória de fotojornalistas cujos acervos estão sob a guarda do IMS. Inicialmente, estarão presentes seis nomes: José Medeiros, Luciano Carneiro e Henri Ballot, todos profissionais que pertenceram aos quadros da revista O Cruzeiro, Evandro Teixeira, Custodio Coimbra e Walter Firmo, cuja obra atualmente está em cartaz em exposição no IMS Paulista. Para cada um, há uma página no site, contendo sua biografia, uma amostra de 50 imagens e dossiês bibliográficos.

Já a seção seguinte, intitulada “Em Foco”, traz o trabalho de 44 fotojornalistas de diversas regiões do Brasil, com idades, trajetórias e perspectivas distintas, que não integram o acervo do IMS. A seleção inclui dois grandes nomes da imprensa brasileira que faleceram neste ano: Orlando Brito, que atuou por mais de cinco décadas registrando o cotidiano do poder em Brasília, e Erno Schneider, conhecido especialmente pela popular foto de Jânio Quadros com as pernas enroscadas. No conjunto, estão tanto tanto fotojornalistas veteranos, como Reginaldo Manente, Rosa Gauditano e Hélio Campos Mello, quanto jovens em ascensão, como Gabriela Biló, Júlio César, Felipe Dana e Victor Moriyama. Há também profissionais de diferentes estados, incluindo o gaúcho Ricardo Chaves, as pernambucanas Hélia Scheppa e Ana Araújo, a mineira Isis Medeiros e o baiano Renan Benedito, entre outros. Todos os contemplados têm uma página no site, com a biografia e uma seleção de 20 imagens.

Confira mais aqui.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome