Thiago Rocha Pitta, Youth.

Um tipo de parceria inédita entre o artista Thiago Rocha Pitta e o designer Hugo França é exposta na sede da Marianne Boesky Gallery em Aspen, no Colorado. O encontro entre os dois busca enfatizar o meio ambiente em seu estado natural, unindo trabalhos em várias modalidades de Rocha Pitta com o mobiliário escultural de Hugo França. A exposição estará aberta para visitação até o dia 31 de março.

Hugo conta à ARTE!Brasileiros que, para ele, a temática da exposição “representa nascimento, conexão e o início da trajetória da natureza”. As esculturas do designer, feitas com troncos de árvores de pequi caídas ou descartadas, seguem o formato natural na madeira, e também nas raízes e galhos.

Intitulada Tropical Molecule, a mostra reúne obras dos artistas pela primeira vez, manifestando as afinidades entre arte e design: “As minhas obras e as do Thiago estão conectadas pela fotossíntese. É o começo de tudo em ambos, com efeitos secundários distintos. As cianobactérias que são vistas nas aquarelas do Thiago são os mesmos organismos responsáveis pelos processos físico-químicos que originam a madeira, minha matéria-prima. Daí o nome da exposição”, comenta França.

Hugo França, Banco Caacica

Thiago concorda com Hugo no que diz respeito ao que aproxima os trabalhos. Para ele, a fontossíntese é o que amarra esse conjunto: da mesma forma que as cianobactérias que ele trouxe ao seu portfólio nos últimos anos fazem a fotossíntese, a madeira que Hugo trabalha necessitou dela para se formar como matéria. Youth (2018), escultura que Rocha Pitta criou para o jardim de seu estúdio, também faz parte da exposição, fortalecendo o diálogo entre ambos.

 

 

 

 


Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome