Page 53 - artebrasileiros-65
P. 53

Acho que a pedagogia é importante porque temos que retreinar
                 nossos sentidos sobre o que vemos, como ouvimos, como
                 cheiramos, como mudamos nossos sentidos, porque todos nós
                 ’’
                 temos uma educação estratégica para servir ao capital. Precisamos
                 dizer de forma diferente, olhar de forma diferente e ouvir de forma.

                  FRANÇOISE VERGÈS








               liberdade não ocorrem necessariamente em um     rápido voltamos ao normal. Então, é esse movimento
               museu ou em uma bienal.                         de imaginação radical que temos que encarar agora.

            Mas ao menos a documenta apontou que há  Temos que desaprender...
            possibilidades...                                  Sim! É tão difícil, sabe? A certa altura, fiz um exer-
               Sim, há possibilidades. Mas, na verdade, o que eu   cício sobre o que seria um museu decolonial há
               quero dizer é que é preciso dar às pessoas o poder   quatro anos. A resposta foi: vamos mudar o texto.
               de efetivamente agarrar e fazer o que elas quiserem.   Eu disse não, porque é claro que podemos trazer
               Sugeri a um amigo em Paris que fizéssemos uma    mais diversidade e textos diferentes, mas ainda será
               bienal do bairro com as pessoas daquele bairro. É   a mesma arquitetura. A casa principal tem que ser
               preciso começarmos com as pessoas, os vizinhos   demolida. Para mim a questão da arquitetura é muito
               serão a equipe de curadoria e trabalharemos com elas.   importante porque vejo que todo espaço público
               Pode ser que saibamos também a melhor maneira   está sendo projetado de forma que quando você
               de fazer isso ou aquilo, mas podemos trabalhar   entra você sabe onde está entrando e se comporta
               juntos. Esse seria o tipo de bienal, tudo a partir dos   como se espera que se comporte naquele espaço.
               moradores de um bairro.                         É a ditadura da arquitetura.


            Ao mesmo tempo, há uma espécie de paradoxo no    Em seu livro você cita a Pedagogia do Oprimido,
            trabalho com arte, já que na Ocupação 9 de Julho   de Paulo Freire, como uma ferramenta para se
            o que eles colocam dentro da galeria Reocupa é,  desaprender...
            de alguma forma, uma arte convencional, com        Sim, acho que a pedagogia é importante porque
            molduras...                                        temos que retreinar nossos sentidos sobre o que
               Na verdade, é para esse debate que eu vou. Nun-  vemos, como ouvimos, como cheiramos, como
               ca fomos representados, nossas vozes não foram   mudamos nossos sentidos, porque todos nós temos
               ouvidas, então vamos participar, mas aí o modelo   uma educação estratégica para servir ao capital.
               é tão hegemônico que acabamos fazendo o que foi   Precisamos dizer de forma diferente, olhar de forma
               feito antes, apenas mostrando coisas diferentes na   diferente e ouvir de forma. Então é necessária uma
               parede. No final não sabemos fazer nada diferente.  pedagogia no sentido de que reaprender, desapren-
                 Então é aqui que quero que estejamos agora: o que   der e aprender novamente é necessário. Precisamos
               faremos. Queremos mostrar algumas lembranças e   ouvir uns aos outros. No workshop eu digo que não
               como vamos fazer? Se estamos caindo novamente   há ideias estúpidas. Se uma ideia é muito simples,
               no modo ocidental, isso é compreensível, afinal   talvez possamos fazer de uma maneira diferente, ou
               temos feito este trabalho por um tempo, haverá   depois de uma longa discussão concluímos que não
               alguma ideia da tradição ocidental que tomaremos   funciona e abandonamos essa ideia, mas então se
               emprestada. Mas precisamos libertar nossa mente   abandonarmos sabemos por quê. Significa que não é
               disso. Tenho trabalhado muito com artistas e faço   a ideia que será mais importante, mas a forma como
               workshops coletivos. Sempre percebemos o quão   decidimos é que precisa ser a chave do processo.

                                                                                                         53
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58