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BIENAL DAS AMAZÔNIAS MUSEU EMÍLIO GOELDI














                                              Souza Lima (2020) construiu a história de vida
                                              de uma urna marajoara que foi historicamente
                                              individualizada e descontextualizada
                                              ’’
                                              (SOUZA LIMA, ET AL., 2020)







            estamos enquanto sociedade na busca de uma nova   Pará) desenvolveu uma pesquisa de forma a reconectar
            definição de museu que se enquadre melhor a este con- urnas funerárias com os remanescentes humanos, e
            texto. A consulta pública à comunidade museal mundial   aos contextos em que foram originalmente encontradas
            expressa um vislumbre deste novo lugar dos museus,  (SILVA et al., 2021). Aqui (no MPEG), os corpos cerâmi-
            agora e para o futuro. A nova de definição de Museu,  cos estão sendo reunidos aos seus corpos biológicos
            aprovada em Praga em 2022, expressa bem essa ideia:   (osteológicos), devolvendo a individualidade de cada
              “Um museu é uma instituição permanente, sem fins   um destes sujeitos Maracá que hoje habita a reserva
            lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa,  técnica”. (PR: Aqui a dra. Helena se refere a uma das salas
            coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio   especiais construídas no museu, fechada ao público,
            material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis   devidamente climatizada, proibida de ser fotografada,
            e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a   onde mais de 200 urnas funerárias, estão expostas sobre
            sustentabilidade. Com a participação das comunidades,  uma plataforma e,  embaixo, em gaveteiros catalogados,
            os museus funcionam e comunicam de forma ética e   jazem os restos osteológicos referentes a cada uma”
            profissional, proporcionando experiências diversas para   (...) “Com as cerâmicas marajoaras, a abordagem
            educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos.  rendeu importantes reflexões sobre a dispersão, ou
            (ICOM, 2022)                                    êxodos, de enormes coleções do Marajó distribuídas
               (...) “A curadoria arqueológica é, por definição, um   por vários museus, bem como sobre o ato de exibir
            campo investigativo interdisciplinar. Ela integra arqueo- estes itens funerários para o grande público.” (...) Neste
            logia, museologia, conservação, educação e outras   mesmo contexto, Simas nos provoca a refletir sobre
            áreas, para nós, de salvaguarda, pesquisa, ensino e   questões complexas relacionadas com a conservação
            divulgação de acervos. Saliento que a curadoria é tam- e gestão dessas coleções, doações e descontextuali-
            bém potencialmente um campo fértil para a pesquisa   zação de acervos, políticas de empréstimo e partilha
            intercultural. E é esta a ideia, a de fertilização interdis- de coleções de objetos formados por fragmentos ao
            ciplinar e intercultural da curadoria arqueológica, que   cuidado de diferentes instituições.” (IDEM).
            pretendo abordar neste texto. O foco de reflexão se situa   Souza Lima (2020) construiu a história de vida de
            nas inter-relações entre comunidades, materialidades,  uma urna marajoara que foi historicamente individua-
            e as coleções arqueológicas musealizadas.”      lizada e descontextualizada (SOUZA LIMA, et al., 2020),
               (...)“Com vistas a “acordar” os objetos na reserva   bem como analisou o processo de reprodução de sua
            técnica à novas possibilidades de geração de conhe- imagem em diversos suportes no Marajó e a feitura de
            cimento, os estudos para reconexão de acervos (tri- uma réplica artesanal dela na reserva técnica (SOUZA
            dimensionais e documentais) e sujeitos têm guiado   LIMA, 2023). De fato, a proposta de construir histórias
            nossas iniciativas enquanto diretriz para pesquisa e   de vida (de pessoas e de objetos, ambos entendidos
            gestão. Para as urnas funerárias Maracá, Lucas Silva,  como sujeitos) a partir do acervo tem mostrado um
            aluno de museologia da UFPA (Universidade Federal do   enorme potencial.

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