Page 14 - ARTE!Brasileiros #61
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BIENAIS 16ª BIENAL DE LYON
Acima, Família na Consagração
à Virgem Maria, 1854, Musée de
Fourviere, Lyon; Acima à dir., Sylvie
Acima, Valeska Soares, interpretações de Renderings of Folly par, 2022; abaixo, Mohamad Abdouni, Doris & Andrea, Beirute, 2019 Selig, Tanguy et son chien, 1992; à
dir., Hudnilson Jr., Narciso – Gesto
II, 1986; abaixo, Rafael França,
still de Prelúdio de uma morte
anunciada, 1991
digna numa Vila de Btetir, no Monte Líbano. A despeito
de suas expectativas, encontra as mesmas dificulda-
des que existiam na França. Maus tratos, condições
de trabalho insanas, que a levam a continuar lutando.
Tomando como base estes dados reais, Bardaouil e
Fellrath, num misto de documentação e fantasia, cons-
troem o segundo movimento da narrativa para esta
bienal: Beyrouth et les Golden Sixties, situando-a em
Beirute, revisitando um capítulo tumultuado do moder- FOTOS: PATRICIA ROUSSEAUX | GALERIA JAQUELINE MARTINS
nismo no Líbano. Com a declaração de independência
do Líbano da França, em 1943, Beirute vai se tornar um
destino valorizado por artistas e intelectuais do Orien-
te Médio e da África do Norte de língua árabe. Ainda
assim, com fluxo exacerbado de capitais internacionais,
a partir de 1958, tensões internas eclodem e instalam
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