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BIENAIS 16ª BIENAL DE LYON


































            Acima, no Musée des Beaux Arts
            de Erin M. Riley, Crimson Landslide,
            2018; à dir., Daniel de Paula, vista
            da exposição Veridical shadows












 Tarik Kiswanson, vista da exposição Mirrorbody, 2021. Crisálidas que, quase levitando, desafiam a gravidade






 longo da cidade de Lyon, em quatro percursos. No Pri- de 29 mil metros quadrados, realiza eventos culturais.  de largura, construída com tijolos de barro de
 meiro Percurso, no lado oeste da cidade, a visitação inclui   “Experiências sensoriais, contemplação, memória,   diferentes regiões da Arábia Saudita.  Uma
 o macLyon, o Musée Guimet e o Parc de la Tête d’Ór;  transposição. Todo o meu trabalho está ligado à ideia   réplica do pátio da Grande Mesquita de Aleppo
 na direção sul. O Segundo, o Musée des Beaux-Arts;  de “memento mori’ [lembre-se que você também vai   traz, a partir dos seus desenhos geométricos,
 o Musée de Fourvière, o Lugdunum Musée et théâtres   morrer]” diz o artista belga, Hans Op de Beeck, em   característicos da cultura árabe, a memória
 romains, Parc lpa République, Pont de l’Úniversite e o   artigo para Yamina Benaï,  fundadora e editora-chefe   dos grandes danos sofridos durante a Guerra
 mHl-Gadagne; ao leste, o Terceiro, a Usines Fagor e a  da GESTES/S (Groupe Beaux Arts & Cie), “não como   Civil Síria.
 Place des Pavillons. Por último, ao norte, o Quarto, a  uma posição filosófica melancólica ou sombria, mas   No Musée Guimet – um museu de história
 urdla e a Gare sncf Part Dieu.  sim como um convite a considerar ser mortal como   natural que esteve fechado nos últimos 15 anos
 Uma das instalações significativas da Bienal foi   uma razão para exercer humildade e empatia, e para   –, o artista francês Ugo Schiavi ocupa o salão
 montada num dos pavilhões da Usines Fagor, antiga   que se veja como essencial ser solidário com os outros”.  central com a obra de técnicas mistas Grafted
 fábrica de eletrodomésticos Fagor-Brandt, que hoje   Em outro dos galpões da Fagor, Standing by the   FOTOS: BLAISE ADILON | PATRICIA ROUSSEAUX  memory system (2022). Uma instalação com
 está parcialmente em reabilitação. Na década de 1980  ruins of Aleppo (2021), da artista Dana Awartani, nas-  plantas, insetos, vídeos mostrando momentos
 a fábrica ainda empregava 1800 trabalhadores, após   cida em Jeddah, Arabia Saudita, chama para outro   de destruição da natureza, insetos, fósseis,
 diferentes ciclos econômicos, entrou em declínio, até   momento de silêncio e contemplação. Uma instalação   ossos, lEds sobre horticultura, reflete sobre
 seu fechamento em 2015. O local, atualmente com mais   com mais de 22 metros de comprimento por 13 metros   o destino do ambiente.

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