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VII SEMINÁRIO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO



            por meio das pesquisas e “muitos deles passaram
            de simples figurantes a indivíduos. Conseguiu-se,
            inclusive, resgatar a biografia de alguns deles. [Com
            isso] o Museu d’Orsay finalmente dá o nome às
            esquecidas e aos esquecidos pela História da Arte,
            e abre uma reflexão sobre conflitos sempre atuais
            de representação”. Não apenas isso, mas algumas
            obras também tiveram seus títulos revisitados para
            eliminar expressões pejorativas e racistas. A exemplo
            disso, Ferreira assinala o caso de Retrato de uma
            Mulher Negra (1800), de Marie-Guillemine Benoist,
            reformulado para Retrato de Madeleine. Ela também
            traz ao debate o trabalho de Anne Lafont, professora   Claudinei Roberto da Silva
            da École des hautes études en sciences sociales, em
            Paris, cujo livro Uma Africana no Louvre foi tradu-
            zido por Ferreira e será lançado pela editora Bazar   O professor, curador e artista visual Claudinei Roberto
            do Tempo ainda este ano. Por fim, transportando   da Silva parece ecoar tal questionamento. Atual membro
            as questões para o cenário nacional, a professora   da comissão de arte do mAm São Paulo e cocurador do 37
                                                                                                         o
            lembrou da obra Onde Estão os Negros?, criada pela   Panorama da Arte Brasileira promovido pela instituição, o
            Frente 3 de Fevereiro e exibida como uma intervenção   participante da mesa escreveu em artigo para a edição 53
            na fachada do Masp na ocasião da mostra Histórias   de arte!brasileiros: “Num Brasil profundamente compro-
            Afro-Atlânticas.                                metido com seu passado escravagista e, portanto, com














































            No Martins, Sabadabadá, 2022, exposta no 37° Panorama da Arte Brasileira do MAM São Paulo             FOTOS: COIL LOPES | ESTÚDIO EM OBRA / CORTESIA DO MAM SP E DOS ARTISTAS

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