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VII SEMINÁRIO DEMOCRACIA E REPARAÇÃO



                 democracia” não existe, porque os governos res-     Uma sociedade não pode viver em paz se cada
                 ponderiam aos interesses do poder econômico. O   grupo jogar só por seus interesses individuais,
                 filósofo Ortega y Gasset, apesar de conservador,   deixando os demais participantes abandonados
                 tinha uma visão dinâmica do indivíduo. A sua     nos seus anseios e impotências, pois isso cria
                 célebre frase “o homem é o homem e sua circuns-  um dilema político estrutural. O característico
                 tância” nos revela que não é possível considerar   e promissor do jogo político é que este nunca
                 o ser humano como sujeito ativo, sem levar em    termina e as regras podem, dentro do princípio
                 conta simultaneamente tudo que o circunda, a     da legalidade, ser sempre adaptadas aos novos
                 começar pelo próprio corpo e o contexto histó-   desenvolvimentos sociais, às diversas narrativas
                 rico, político e social em que se insere. Aquele   que estão sendo construídas ao mesmo tempo
                 que nunca teve a oportunidade de participar ou   agora. E se o jogo não fosse competitivo, mas
                 aquele que desistiu ou foi excluído do jogo por   cumulativo? Venceríamos se compreendêsse-
                 questões adversas à sua vontade terão as mes-    mos que somos um, que somos todos. Como
                 mas chances e cartas na mão que aquele que foi   diria Vicente Mateus, o lendário presidente do
                  sempre privilegiado por sua classe social, sua   Corinthians, “o jogo só acaba quando termina”.
                 etnia, seu fenótipo, sua crença? Diante dessas      Em uma democracia – em movimento – nem
                 contingências, será que jogamos todos o mesmo    sempre ganhamos, mas quando perdemos,
                 jogo com as mesmas regras?                       temos na próxima eleição uma nova possibilidade
                    Lembrei-me do cultuado e complexo filme       de lutar por nossas convicções e vencer. Esse
                 de Jean Renoir, A Regra do Jogo. O filme é um    é o maravilhoso e sóbrio jogo da democracia.
                 jogo coletivo, com várias narrativas e claras    Essa é a minha deixa: temos a chance real de
                 regras. Percebe-se que a obra se relaciona       determinarmos uma nova narrativa para o nosso
                 com a ideia de Corte/Estado, traz uma série      país através do exercício do direito de sufrágio.
                 de interações humanas, além de pincelar inda-    Portanto, cidadãos brasileiros, avante!
                 gações sobre a democracia e o jogo político no      E, para o caminho, uma frase do patrono da
                 prelúdio da Segunda Guerra Mundial. Assim        educação brasileira, Paulo Freire, odiado pela
                 como o ser humano, a sociedade não é algo        extrema-direita no poder: “Ninguém liberta nin-
                 estático e insuscetível de mudanças. Diante      guém, ninguém se liberta sozinho – os homens
                 dessas transformações estruturais do mundo       se libertam em comunhão”
                 pós-moderno, a arte é um importante meio de
                 se entender casos multifacetados, nos quais é   o abismo e a Costura
                 preciso fazer uma análise mais ampla e crítica   A fala de Paulo Freire reverberou na apresentação de
                 para que haja soluções mais justas e democrá- Sandra Benites. A curadora, educadora e doutoranda
                 ticas no plano político.                   em antropologia social pelo Museu Nacional da UFRJ
                    A política tem que modelar e balancear per-
                 manentemente distúrbios de afetividade – fruto
                 da disputa de concepções de mundo e de exis-
                 tência social – nas sociedades contemporâneas.
                 O reconhecimento virou moeda de câmbio e a
                 rejeição, um tema de extrema relevância nesse
                 jogo político. A melhora de um determinado grupo
                 não pode significar a desvalorização material e                                                  FOTOS: COIL LOPES | MAURÍCIO BURIM / CORTESIA MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS
                 cultural do próximo. As perdas econômicas, o
                 medo de declínio, a sensação de não ter lugar e
                 nenhum valor na sociedade são pontos nevrál-
                 gicos nesse tabuleiro. Temas como esperança,
                 confiança, medo, liberdade, igualdade, justiça,
                  segurança determinam a partida.           Sandra Benites


            1 Passagem inspirada nos pensamentos de Robert Habeck numa entrevista para o jornal quinzenal Die Zeit, em março de 2021.

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