Page 79 - ARTE!Brasileiros #59
P. 79

Xul Solar, Grafia antica, 1939



















































                  Xul Solar, ícone da arte argentina e muito próximo de Bor- a Buenos Aires expõe em Berlim, na galeria Der Sturm,
                  ges. “Sempre vi os quadros de Xul como quebra-cabeças   e ainda vive seis meses em Paris. Quando volta à Argen-
                  de Buenos Aires. Mais do que sua intenção esotérica ou   tina, Pettoruti influencia artistas e ensina o público a ver
                  liberdade estética, impressionavam-me sua obsessão   territórios ainda inexplorados naquela época. Em 1971,
                  semiótica, sua paixão hierárquica e geometrizante”. Para   ano de sua morte, ele é homenageado com sala especial
                  ela, Buenos Aires, nas décadas de 20 e 30, era o anco- na 11ª Bienal Internacional de São Paulo.
                  radouro urbano de fantasias astrais. Sarlo descreve a   Para a crítica argentina Marta Traba, o processo de
                  vanguarda portenha como filhos de endinheirados, quase   modernidade em países da América Latina deve ser
                  em debacle econômico e de imigrantes como o pintor  observado como áreas abertas e áreas fechadas; para
                  Emílio Pettoruti, considerado um dos fundadores do   o antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, como povos
           FOTO: CORTESIA COLEÇÃO MALBA  Ante o Espelho, o artista revela que sempre quis conhecer   simplesmente, como teoriza Aracy Amaral, a partir do
                  modernismo argentino. Em sua autobiografia Um pintor  testemunhos, povos novos, povos transplantados. Ou

                                                                  reconhecimento da existência de duas América Latinas:
                  a terra de seus antepassados, e assim vai para Itália, onde
                                                                  a das áreas ancestrais mexicanas, maias e andinas e, de
                  reside em Florença, Roma e Milão, tem contato com os
                                                                  outro lado, a desprovida de uma sólida cultura remota,
                  futuristas Carlo Carrà e Giacomo Balla. Inspirado pela
                                                                  como os países da área Atlântida, em particular Venezuela,
                  Commedia dell´Arte Italiana, pinta arlequins e dedica
                  parte de sua vida às naturezas mortas. Antes de voltar  Brasil, Uruguai, Argentina e parte do Chile.
                                                                                                              79





                                                                                                                15/07/2022   18:19
         Book_ARTE59.indb   79
         Book_ARTE59.indb   79                                                                                  15/07/2022   18:19
   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84