Page 75 - ARTE!Brasileiros #59
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“Tudo o que diz respeito a melhorar as condições de presídios
                  e da vida das pessoas encarceradas é colocado no final da lista.
                  Acho que o empecilho é, na verdade, uma vontade política”.
                                                                                        CLAuDiA ARATAngy




                  em arte e cultura podem ser compreendidas para a   centros de progressão penitenciária. Antes da pande-
                  remição de pena – a leitura já era considerada. Anterior  mia, a Pinacoteca iniciou um processo, interrompido
                  à Resolução, um segundo documento produzido pela   pela crise sanitária, no qual seriam desenvolvidas
                  parceria dEPEn/PnUd de 2016 já indicava que “com- oficinas de serigrafia com as pessoas em regime
                  preender as atividades em arte e cultura no sistema   semiaberto que prestam serviço na SaP; o material
                  prisional para fins de remição da pena é entender  desses encontros geraria uma exposição itinerante,
                  que as ações culturais são lugar privilegiado para a   com planos de passar por três unidades prisionais da
                  promoção de valores éticos, de solidariedade e coo- capital paulista, junto com a mediação dos autores
                  peração, de cidadania, de reconhecimento e respeito   dos trabalhos, além de um catálogo.
                  às diferenças, de ressignificação de trajetórias indi-  Apesar do plano não ter sido retomado até o momen-
                  viduais e coletivas, de formação integral e humana e   to, a Pinacoteca pretende realizá-lo no futuro. Além disso,
                  de valorização da vida”.                        o museu costuma receber visitas da população privada
                     Aratangy aponta que a Resolução Nº. 391 amplia   de liberdade adulta bem como dos jovens internos na
                  ainda a remição para pessoas estrangeiras, pessoas   Fundação CaSa, trabalho que já se estende por 15 anos
                  não alfabetizadas, e dá a possibilidade que não seja   e que continua agora de modo híbrido, atendendo as
                  considerada apenas a escrita da resenha como com- visitas presenciais, mas também realizando percursos
                  provação de realização, em se tratando da leitura.  virtuais para as unidades do interior, as quais, devido
                  O relatório enfatiza que em pé de igualdade está a   à distância, dificilmente conseguiriam trazer os jovens
                  abertura do sistema prisional para a sociedade civil   para visitar o Museu em São Paulo.
                  e especialmente para os agentes do campo da arte e    Gabriela Aidar, Coordenadora dos Programas Edu-
                  da cultura, “seja por meio da atuação dos diferentes   cativos Inclusivos do Núcleo de Ação Educativa, conta
                  fóruns de cultura, conselhos estaduais e municipais   que é importante ter uma abordagem específica para
                  de cultura, das instituições de ensino superior, da rede   que esses públicos sintam-se “bem-vindos, acolhidos e
                  de equipamentos culturais, dos pontos de cultura,  participantes desse universo porque, de fato, à primeira
                  educadores populares, dentre outros atores”. Explo- vista é muito diverso, muito diferente, muito distinto do
                  rando essa possibilidade, Aratangy conta que a própria   que é a realidade deles”.
                  oaB-SP vem tentando costurar algumas parcerias; a    “Primeiro nós estabelecemos parcerias para enten-
                  Santa Maria – fundação de livros didáticos que tem   der os processos que estão sendo desenvolvidos nas
                  um projeto de leitura –, por exemplo, vai apoiar uma   organizações de origem, então a visita ao museu tem
                  oficina de formação para que as mães encarceradas   que dialogar de alguma forma com o que está já sendo
                  possam ser leitoras para seus próprios filhos.  trabalhado nesses locais. A partir desses contatos
                     Outro caso de interação sociedade-cárcere por  nós pensamos em alguns roteiros que possam ser de
                  meio da cultura é o conjunto de ações desenvolvido   interesse do grupo. ‘O que nós vamos conversar? O
                  pela Pinacoteca do Estado de São Paulo que, des- que vamos mostrar para esses grupos que pode ser
                  de 2017, tem uma parceria com a Coordenadoria de   relevante aqui no museu?’ Para cada grupo, vamos
                  Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de   construindo percursos educativos particulares”, relata
                  Administração Penitenciária do Estado de São Paulo  Aidar, reforçando o caráter participativo das visitas,
                  - SaP para trabalhar com a população adulta privada   com diálogo constante:
                  de liberdade.                                       “Para quem está em situação de privação de liber-
                     Como fruto dessa colaboração surgiram oficinas,  dade, poder falar o que pensa, dar sua opinião, ser
                  tanto com pessoas em regime semiaberto e que pres- ouvido, valorizado, considerado, não é algo pequeno.
                  tam serviço dentro da própria secretaria (resultan- Liberdade de expressão, nesse caso, não é algo secun-
                  do, posteriormente, em exposição), como em alguns   dário em absoluto. Esses impactos de ordem subjetiva


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