Page 78 - ARTE!Brasileiros #59
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MODERNISMO ARTIGO


























                  MODERNISMO NA


                  AMÉRICA HISPÂNICA






                                           Ligados ao novo pensamento,
                                           artistas da Argentina, do
                                           México, Uruguai e de Cuba
                                           reafirmam uma maneira
                                           diferente de interpretar o mundo

                                           por leonor amarante







                  na amÉriCa latina a moDerniDaDe chega tardiamente   transformar-se sob a pressão da modernidade.” Os
                  sob a pressão do novo e com desejo de afirmação de uma   artistas latino-americanos repudiam os cânones tradi-
                  nova estética. Na Europa o moderno exalta a cidade, o   cionais e, também como os europeus, exaltam a cidade.
                  fenômeno da solidão, quase como uma celebração de   Essa inquietação espalha centelhas para além das artes
                  um outro tempo. Jorge Luis Borges em Anatomia do Meu   plásticas e chega à literatura, poesia, arquitetura, música.
                  Ultra, ressalta que a estética é o arcabouço dos argumen- O cotidiano das grandes cidades, nos anos 1920, é regis-
                  tos edificados a posteriori para legitimar os juízos que   trado pelos modernistas ora numa linguagem figurativa
                  nossa intuição faz a respeito das manifestações de arte.  ora abstrata influenciada pelo modernismo dos centros
                    Em todas as latitudes, a modernidade coloca seus   artísticos europeus, passando pelo expressionismo ou,
                  tentáculos sobre um pensamento que rejeita a tradição;   a partir de 1923, pelo cubismo e surrealismo. Alguns
                  no entanto, o arquiteto e teórico Roberto Segre lembra:  artistas recebem apoio financeiro da família, viajam
                 “Mesmo que os espanhóis tenham apagado as pegadas   para Europa, deixam-se influenciar pelo que vivenciam.
                  das primitivas civilizações americanas, ao destruir tem-  Em seu livro Modernidade Periférica, Buenos Aires
                  plos, palácios, estradas, eles adequam a grade urbana do  1920 e 1930, Beatriz Sarlo, a expressiva intelectual argen-  FOTO: CORTESIA COLEÇÃO MALBA
                  novo tempo ao traçado original de Tenochtitlán, capital   tina, contrasta autores portenhos, sem dissociar vida e
                  dos maias e Cuzco, capital inca. Com o tempo, algu- obra. No texto de abertura: Buenos Aires, Cidade Moderna,
                  mas cidades quase estáticas por séculos começam a   tenta desvendar o mundo multifacetado das pinturas de


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