Page 81 - ARTE!Brasileiros #59
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Na página ao lado, Joaquin Torres-García, New York Street Scene, c. 1920; abaixo à esq., Emilio Pettoruti, Arlequín, 1928, reproduzido no catálogo
Pettoruti editado pela Fundación Pettoruti, ficha Nº 259; à dir., Wifredo Lam, The Eternal Presence (An Homage to Alejandro García Caturla), 1944
de seu socialismo revolucionário.” No início do século New York. Encantado com o que vê, regista nas telas FOTOS: DIREITOS RESERVADOS A FUNDACIÓN PETTORUTI - WWW.PETTORUTI.COM | NANCY SAYLES DAY COLLECTION OF MODERN LATIN AMERICAN ART 66.154 MUSEUM OF ART, RHODE ISLAND SCHOOL OF DESIGN
20, quando surge o Movimento de Pintura Mural, o letreiros luminosos, propagandas, casas vermelhas,
muralismo coloca como ponto central a elaboração de amarelas, cinzas, letras flutuando. É o momento radical
nova história que inclui o povo como ator principal, como de sua produção que transborda e se notabiliza pela
etnia e classe. O movimento tem um viés pedagógico, dinâmica única.
uma vez que grande parte da população é analfabeta. O modernismo alimenta forças antagônicas entre o
O Uruguai contribui para o movimento com um artista atualizar e o interiorizar, entre a ruptura e a continuida-
verdadeiramente internacional, Joaquín Torres-García, de. O cubano Wifredo Lam, assim como Torres-García
que desempenha um papel ativo tanto no movimento e Rivera, emprega rituais afros e mitos para criar um
modernista de Barcelona entre 1892 e 1920, quanto modernismo dinâmico. Rita Eder, historiadora de arte,
em Paris de 1926 a 1932, além de seu protagonismo observa que Lam se relaciona com Breton e Frida Kahlo
em Montevidéu. Como é inevitável, os artistas que se reafirmando o poder das cosmologias pré-colombianas,
deslocam entram em contato com outros grupos locais por uma parte, e da África, por outra. As descobertas e os
que influenciam suas obras. Torres-García chega a experimentos modernistas, especialmente na América
Nova York em 1920, onde fica por dois anos. O impacto Latina, são formas de os artistas reafirmarem uma nova
que a cidade mais moderna e dinâmica da época cau- maneira de ver, o que o resto da sociedade não consegue
sa em sua obra é visceral, como ele relata no seu livro compreender.
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