Page 81 - ARTE!Brasileiros #59
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Na página ao lado, Joaquin Torres-García, New York Street Scene, c. 1920; abaixo à esq., Emilio Pettoruti, Arlequín, 1928, reproduzido no catálogo
                  Pettoruti editado pela Fundación Pettoruti, ficha Nº 259; à dir., Wifredo Lam, The Eternal Presence (An Homage to Alejandro García Caturla), 1944



















































                  de seu socialismo revolucionário.”  No início do século   New York. Encantado com o que vê, regista nas telas  FOTOS: DIREITOS RESERVADOS A FUNDACIÓN PETTORUTI - WWW.PETTORUTI.COM  | NANCY SAYLES DAY COLLECTION OF MODERN LATIN AMERICAN ART 66.154 MUSEUM OF ART, RHODE ISLAND SCHOOL OF DESIGN
                  20, quando surge o Movimento de Pintura Mural, o   letreiros luminosos, propagandas, casas vermelhas,
                  muralismo coloca como ponto central a elaboração de   amarelas, cinzas, letras flutuando. É o momento radical
                  nova história que inclui o povo como ator principal, como   de sua produção que transborda e se notabiliza pela
                  etnia e classe. O movimento tem um viés pedagógico,  dinâmica única.
                  uma vez que grande parte da população é analfabeta.   O modernismo alimenta forças antagônicas entre o
                     O Uruguai contribui para o movimento com um artista   atualizar e o interiorizar, entre a ruptura e a continuida-
                  verdadeiramente internacional, Joaquín Torres-García,  de. O cubano Wifredo Lam, assim como Torres-García
                  que desempenha um papel ativo tanto no movimento   e Rivera, emprega rituais afros e mitos para criar um
                  modernista de Barcelona entre 1892 e 1920, quanto   modernismo dinâmico. Rita Eder, historiadora de arte,
                  em Paris de 1926 a 1932, além de seu protagonismo   observa que Lam se relaciona com Breton e Frida Kahlo
                  em Montevidéu. Como é inevitável, os artistas que se   reafirmando o poder das cosmologias pré-colombianas,
                  deslocam entram em contato com outros grupos locais   por uma parte, e da África, por outra. As descobertas e os
                  que influenciam suas obras. Torres-García chega a   experimentos modernistas, especialmente na América
                  Nova York em 1920, onde fica por dois anos. O impacto   Latina, são formas de os artistas reafirmarem uma nova
                  que a cidade mais moderna e dinâmica da época cau- maneira de ver, o que o resto da sociedade não consegue
                  sa em sua obra é visceral, como ele relata no seu livro   compreender.


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