Page 44 - ARTE!Brasileiros #59
P. 44
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
A OBRA DE
BISPO E SUAS
LINHAGENS
Exposição em cartaz no Itaú Cultural,
em São Paulo, traz um amplo recorte
das criações de Arthur Bispo do
Rosário e ilumina suas conexões
com a arte brasileira contemporânea
por maria hirsZman
o fasCínio provoCaDo pela e profunda do autor, encerrado por
exposição De arthur bispo Do décadas em manicômios e enfatiza o
rosário tem origem múltipla: a den- aspecto único e coeso de suas obras.
sidade poética e plástica daquilo Não à toa Ricardo Resende, diretor
que ele produziu; a intensidade de do Museu Bispo do Rosário (mBraC)
sua pulsão criativa e de recriação do e curador da mostra juntamente com
mundo – buscando de forma incan- Diana Kolker, enfatiza que se trata de
sável repertoriar, organizar e reelabo- uma obra de um trabalho só, mes-
rar tudo à sua volta; mas também a mo que composto de mil peças (das
força propulsora de sua experiência, quais aproximadamente 400 foram
que em alguns momentos parece trazidas a São Paulo). São painéis,
sintetizar e dialogar com alguns dos bordados, vestes, objetos, assem-
veios principais da arte moderna blages que ele construiu metódica
e contemporânea brasileira, como e compulsivamente ao longo de sua
fica evidente nos diálogos propos- vida. Evidentemente, cada peça ou
tos pela mostra entre os trabalhos conjunto tem suas características
criados pelo Bispo e uma seleção particulares, lança mão de mate-
de cerca de 200 obras de 50 artis- riais e procedimentos específicos,
tas convidados, que iluminam em mas elas reverberam entre si com
contexto amplo um enorme campo uma intensidade que a expografia
de possibilidades para estabelecer só busca acentuar, trazendo para o
relações, de convergência, sintonia espaço do Itaú Cultural elementos Em primeiro plano, a obra
ou influência. que fazem referência à arquitetura da Manto da Apresentação,
Sem ter um caráter didático ou Colônia Juliano Moreira, instituição na exposição Bispo
do Rosário – Eu Vim:
cronológico, a exposição remete onde ele viveu como interno, a exem- Aparição, Impregnação e FOTO: ANDRÉ SEITI
sem cessar à experiência trágica plo do uso de estruturas cubiculares Impacto, no Itaú Cultural
44
15/07/2022 18:17
Book_ARTE59.indb 44
Book_ARTE59.indb 44 15/07/2022 18:17