Page 15 - ARTE!Brasileiros #56
P. 15

DELSON UCHOA NA 24ª BIENAL
            Roi roi, na seção Um e/entre Outro/s – Arte Contemporânea
            Brasileira no Eixo da Cor.
            “A primeira ideia do crítico Paulo Herkenhoff foi misturar
            obras de artistas originalmente distantes no tempo e no
            espaço por meio da noção (talvez o curador preferisse
            ‘conceito’) genérica de ‘contaminação’.
            A partir daí se chegava ao conceito histórico de
            ‘antropofagia’”, escrevem Francisco Alambert e Polyana
            Canhête no livro As Bienais de São Paulo: da era
            do Museu à era dos curadores (1951-2001).





               No processo de ocupação dos 33 mil metros qua- a casa da “Rainha do Frango Assado” personificada por
            drados do pavilhão da Bienal, a 18ª edição, curada por  Claudia Raia, sua amiga, então com 18 anos.
            Sheila Leirner, se diferenciou com o impacto causado   Seria imprudente negligenciar a 24ª edição, de 1998,
            pela Grande Tela, um conjunto de três corredores de 100  com sua abordagem carregada de brasilidade, traduzida
            metros cada que exibia centenas de pinturas neo-expres- em Antropofagia e curada por Paulo Herkenhoff. A mostra
            sionistas vindas de vários países. Ainda nessa edição,  transversal histórica incluía obras do período colonial do
            Marina Abramovic e e Ulay finalizaram a performance   século 19 e estabeleceu justaposições com a contempo-
            Nightsea Crossing, iniciada na Bienal de Sidney em 1981   raneidade como no Eixo Exógeno, de Tunga, que dialogou
            e que somava quase 600 horas e 94 dias. Nela, o casal   com o quadro Lea e Maura, de Guignard, sendo uma das
            performático permaneceu sentado, se entreolhando   garotas retratadas a mãe de Tunga. A contemplação
            durante sete horas, em sete dias, sem se mexer. Alex   silenciosa dos visitantes contrastava com a estridência
            Vallauri leva seu grafite mundano para a Bienal e constrói   dos objetos reunidos na sala de Paulo Bruscky na 26ª





     FOTOS: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO | GAL OPPIDO / REPRODUÇÃO | LEO ELOY / REPRODUÇÃO


























                                                                                               Sala do Bispo
                                                                                               do Rosário na
                                                                                               30ª Bienal de
                                                                                               São Paulo

                                                                                                         15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20