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ROBERT RAUSCHENBERG
Bufallo II, (1964) de Robert Rauschenberg,
pintura e técnica mista, é um divisor de
água da história da arte contemporânea.
Com ele o artista pop americano recebe o
Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1964 e
provoca uma reviravolta. Nunca os Estados
Unidos haviam recebido o Leão de Ouro
da Bienal de Veneza. Os artistas da pop
art desembarcam na Itália com o mentor
e divulgador do movimento, Leo Castelli,
galerista de Nova York. O prêmio marca o
deslocamento do eixo europeu de arte para
os EUA. Três anos depois, os trabalhos
do grupo participam da 10ª Bienal de São
Paulo: Bufallo II, Jasper Johns com Three
Flags, que recebe o prêmio de Pintura, e o
jovem brasileiro Kissak Junior, abordado por
militares por retratar a bandeira brasileira.
Estávamos na ditadura.
FOTOS: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO | ARQUIVO O ESTADO DE SÃO PAULO/REPRODUÇÃO AS BIENAIS DE SÃO PAULO 1951/1987
Moderna de São Paulo e se transforma em instituição DitaDura e repressão
autônoma. As obras premiadas na Bienal até então Os anos de 1960 sacodiam o mundo e a Bienal, tam-
foram doadas ao Museu de Arte Contemporânea da usp. bém atingida pelas mudanças político-ideológicas,
Também no mesmo ano, a capital do Brasil deixa de ser tenta sobreviver sob o slogan de Pedrosa: “A arte é o
o Rio de Janeiro, é transferida para Brasília e materializa exercício experimental da liberdade”. Era o momento
uma ideologia estética lançada por Le Corbusier. Era da contracultura, guerra do Vietnã, ditaduras latino-a-
apenas o começo de uma era explosiva. Mario Pedrosa, mericanas. O golpe militar de 1964, desferido contra a
o crítico brasileiro mais conhecido internacionalmente, democracia brasileira, colocou muitos intelectuais na
é escolhido como curador da edição, que exibiu retros- prisão. O período coincide com o declínio da Bienal.
pectiva consistente do alemão Kurt Schwitters, um Em 1965, Maria Bonomi, ao receber o prêmio de melhor
revolucionário nas assemblagens que influenciou o pop gravadora, com uma das mãos pega o troféu e com a
Robert Rauschenberg. Pedrosa expôs obras de Maria outra entrega ao presidente Castelo Branco uma carta
Helena da Silva, que saiu vencedora da premiação, e assinada por intelectuais e artistas pedindo a soltura
ainda mostrou o realismo socialista do italiano Renato do crítico Mário Schenberg, do sociólogo Fernando
Guttuso e as pinturas de Clemente Orozco, Paul Devaux, Henrique Cardoso e de outros intelectuais.
René Magritte e Marc Chagall. Porém, por motivos Dois anos depois, obras ícones da pop art ame-
burocráticos, não conseguiu trazer o melhor da van- ricana desembarcam na Bienal. Trabalhos de Andy
guarda russa. Pedrosa há alguns anos queria mostrar Warhol, Roy Lichtenstein, Jasper Johns, Robert
o suprematismo, movimento revolucionário criado por Rauschenberg e Robert Indiana mostram que se
Malevich em 1915 e consolidado nos primeiros anos da pode trabalhar com os ícones da cultura de massa
Revolução Russa, mas acabou trazendo artistas jovens de um país, com crítica e humor, sem fazer realis-
não significativos. De certa forma decepcionou alguns mo socialista. O prêmio é atribuído a Jasper Johns
críticos e artistas. pela série Three Flags, enquanto Quissak Júnior,
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