Page 13 - ARTE!Brasileiros #56
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ROBERT RAUSCHENBERG
                                                             Bufallo II, (1964) de Robert Rauschenberg,
                                                             pintura e técnica mista, é um divisor de
                                                             água da história da arte contemporânea.
                                                             Com ele o artista pop americano recebe o
                                                             Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1964 e
                                                             provoca uma reviravolta. Nunca os Estados
                                                             Unidos haviam recebido o Leão de Ouro
                                                             da Bienal de Veneza. Os artistas da pop
                                                             art desembarcam na Itália com o mentor
                                                             e divulgador do movimento, Leo Castelli,
                                                             galerista de Nova York. O prêmio marca o
                                                             deslocamento do eixo europeu de arte para
                                                             os EUA. Três anos depois, os trabalhos
                                                             do grupo participam da 10ª Bienal de São
                                                             Paulo: Bufallo II, Jasper Johns com Three
                                                             Flags, que recebe o prêmio de Pintura, e o
                                                             jovem brasileiro Kissak Junior, abordado por
                                                             militares por retratar a bandeira brasileira.
                                                             Estávamos na ditadura.

     FOTOS: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO | ARQUIVO O ESTADO DE SÃO PAULO/REPRODUÇÃO AS BIENAIS DE SÃO PAULO 1951/1987



            Moderna de São Paulo e se transforma em instituição   DitaDura e repressão
            autônoma. As obras premiadas na Bienal até então   Os anos de 1960 sacodiam o mundo e a Bienal, tam-
            foram doadas ao Museu de Arte Contemporânea da usp.  bém atingida pelas mudanças político-ideológicas,
            Também no mesmo ano, a capital do Brasil deixa de ser  tenta sobreviver sob o slogan de Pedrosa: “A arte é o
            o Rio de Janeiro, é transferida para Brasília e materializa   exercício experimental da liberdade”. Era o momento
            uma ideologia estética lançada por Le Corbusier. Era   da contracultura, guerra do Vietnã, ditaduras latino-a-
            apenas o começo de uma era explosiva. Mario Pedrosa,  mericanas. O golpe militar de 1964, desferido contra a
            o crítico brasileiro mais conhecido internacionalmente,  democracia brasileira, colocou muitos intelectuais na
            é escolhido como curador da edição, que exibiu retros- prisão. O período coincide com o declínio da Bienal.
            pectiva consistente do alemão Kurt Schwitters, um   Em 1965, Maria Bonomi, ao receber o prêmio de melhor
            revolucionário nas assemblagens que influenciou o pop   gravadora, com uma das mãos pega o troféu e com a
            Robert Rauschenberg. Pedrosa expôs obras de Maria   outra entrega ao presidente Castelo Branco uma carta
            Helena da Silva, que saiu vencedora da premiação, e   assinada por intelectuais e artistas pedindo a soltura
            ainda mostrou o realismo socialista do italiano Renato   do crítico Mário Schenberg, do sociólogo Fernando
            Guttuso e as pinturas de Clemente Orozco, Paul Devaux,  Henrique Cardoso e de outros intelectuais.
            René Magritte e Marc Chagall. Porém, por motivos   Dois anos depois, obras ícones da pop art ame-
            burocráticos, não conseguiu trazer o melhor da van- ricana desembarcam na Bienal. Trabalhos de Andy
            guarda russa. Pedrosa há alguns anos queria mostrar  Warhol, Roy Lichtenstein, Jasper Johns, Robert
            o suprematismo, movimento revolucionário criado por  Rauschenberg e Robert Indiana mostram que se
            Malevich em 1915 e consolidado nos primeiros anos da   pode trabalhar com os ícones da cultura de massa
            Revolução Russa, mas acabou trazendo artistas jovens   de um país, com crítica e humor, sem fazer realis-
            não significativos. De certa forma decepcionou alguns   mo socialista. O prêmio é atribuído a Jasper Johns
            críticos e artistas.                             pela série Three Flags, enquanto Quissak Júnior,

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