Page 54 - ARTE!Brasileiros #54
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REPORTAGEM CAPACITISMO E ACESSIBILIDADE










            O [NÃO] MERCADO




            DA INCLUSÃO








                                                Artistas refletem sobre os dilemas da
                                                inclusão de pessoas com deficiência no
                                                mundo das artes e falam sobre capacitismo
                                                e acessibilidade nas experiências estéticas


                                                por giulia garCia







            no brasil, mais De 12 milhões De pessoas têm
            n o  b r a s i l , m a i s  D e 1 2 m i l h õ e s  D e p e s s o a s  t ê m   transmissão das palavras de uma canção através da
            alguma deficiência física ou intelectual, o que corres- Libras. Deficiente visual, Ratão exemplifica com a aces
            a l g u m a d e fi c i ê n c i a f í s i c a o u i n t e l e c t ua l , o q u e c o r r e s -
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            ponde a 6,7% da população segundo dados do IBGE.  sibilidade nas artes plásticas: “Se você descreve A noite
            O número aumenta para 24% quando consideradas
            O  n ú m e r o  a u m e n t a  p a r a  2 4 %  q u a n d o  c o n s i d e r a d a s    estrelada do Van Gogh, precisará explicar as pinceladas,
            pessoas que apresentam alguma dificuldade em menor  o acúmulo de tinta e outros aspectos da obra”, pois
            p e s so as  q ue  a p r e se n t a m  a l g u m a  d i fic u l d a de  e m  m e no r
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            grau de locomoção, visão ou audição. Entretanto, ainda     é pela descrição que ele consegue compreender o
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            é pouco comum vermos esses corpos ocupando os
            é p o u c o c o m u m v e r m o s e s s e s c o r p o s o c u p a n d o o s    quadro. Em seu caso, como pessoa que já enxergou,
            palcos, ou as plateias, sendo os responsáveis pelas
            p a l c o s ,  ou  as  pl a t e i as ,  se n d o  o s  r e s p o ns á v e i s  p e l as    ele cria a imagem na cabeça, como quem lê um livro,
            obras de uma exposição ou por admirá-las nos cor- mas compartilha que pessoas que nasceram cegas
            o b r as  d e  u m a  e xp os i ç ã o  ou  p o r  a d m i r á - l as  nos  c o r -
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            redores dos museus, em especial quando saímos do     tendem a construir a obra em suas mentes a partir de
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            e i x o R i o - Sã o P a u l o .                outras referências sensoriais. Logo, se você descreve A
            eixo Rio-São Paulo.
              “Não são as pessoas com deficiência (PCd) que não   noite estrelada apenas como uma cena de uma cidade
            têm interesse em arte, são os produtores artísticos e   noturna, com céu estrelado, árvores no primeiro plano
            culturais que não têm interesse em produzir um con  e as casas na parte inferior do quadro, “a casinha que
            teúdo que seja acessível”, afirma Moira Braga. Para a   vem à mente é o mesmo desenho que uma criança
            bailarina e atriz, o processo é cíclico: se a produção   poderia fazer na escola. Então quero entender qual é
            artística não é acessível para PCds, torna-se mais difícil   a casinha do Van Gogh, qual é a casinha do Cézanne,
            delas desenvolverem interesse ou se tornarem artistas.  qual é a especificidade de cada artista?”.
            O escultor Rogério Ratão faz coro e complementa que   É ao sinalizar as técnicas, o estilo e as características
            em qualquer caso as pessoas só gostarão das artes se   do pintor que se permite de fato o acesso à obra e não
            forem estimuladas. “E quando temos deficiência, tem   a um desenho qualquer. O escultor compartilha que em
            muito uma coisa das pessoas acharem que sabem o   muitas viagens foi aos museus na companhia de seu
            que é e o que não é necessário pra nós.”        irmão, para que esse pudesse descrever as pinturas mais   FOTO: JANDERSON PIRES
               Porém, o estímulo artístico não está em apenas   detalhadamente. Em alguns casos, quando os museus
            sinalizar aspectos concretos de uma pintura, ou na   tinham tempo limitado de visita frente a determinadas
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