Page 50 - ARTE!Brasileiros #54
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Portrait of Edmond Belamy, primeira obra feita com programa de IA a ir a um grande leilão
colaboração com os humanos, ela pinta e esculpe, e não apoiados por uma compreensão real. Eles usam
também faz performances. “Eu sou uma artista contem- padrões de arranjos de palavras, notas e linhas, mas
porânea e sou arte contemporânea, ao mesmo tempo”, encontram esses padrões usando estatísticas e não
reconhece Ai-Da, para logo depois propor a questão podem explicar o porquê estão lá”. Hutson elenca três
que sua audiência já devia estar se propondo: “Como razões principais para isso: “Primeiro, os computa-
um robô pode ser um artista?”. Embora a pergunta, a dores funcionam com hardware diferente do cérebro
princípio, possa parecer intrincada, há outro patamar humano. Cérebros de consistência gelatinosa cheios
deste questionamento que é mais desafiador: “Um de neurônios e placas achatadas de silício cheias de
robô pode ser criativo?” transistores nunca se comportarão da mesma forma e
Ainda em 2003, o autor e jornalista científico Mat- nunca poderão ‘rodar o mesmo software’. Em segun-
thew Hutson explorou o tema em sua tese de mestrado do lugar, nós, humanos, não nos entendemos bem o
no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Mit). suficiente para traduzir ‘nosso software’ para outra
Em Inteligência Artificial e Criatividade Musical: Cal- peça de hardware. Terceiro, os computadores são
culando a Décima de Beethoven, ele argumenta que desencarnados e a compreensão requer viver fisica-
“os computadores simulam o comportamento humano mente no mundo”. Sobre o último tópico, ele pondera
usando atalhos. Eles podem parecer humanos por fora que qualidades particulares da inteligência humana
(podem escrever piadas ou poemas), mas funcionam de resultam diretamente da estrutura física particular de
forma diferente sob o capô. As fachadas são adereços, nossos cérebros e corpos. “Vivemos em uma realidade
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