Page 49 - ARTE!Brasileiros #54
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em 25 De outubro De 2018, a consagrada casa de ao olhar para muitas imagens usando a tecnologia de
leilões Christie’s colocou à venda uma obra realizada aprendizado de máquina. O algoritmo então gera novas
a partir de um programa de Inteligência Artificial (iA). imagens que seguem a estética aprendida”, comple-
Portrait of Edmond Belamy acabou sendo leiloada por menta Elgammal. A ferramenta mais usada para isso é a
U$ 432.500 (aproximadamente R$ 2,5 milhões) - cerca gAns, acrônimo para Generative Adversarial Networks
de 45 vezes o seu valor estimado. No lugar do nome do (ou Redes Adversárias Generativas), introduzida por Ian
artista, no entanto, o retrato borrado foi assinado com Goodfellow em 2014. No caso de Portrait of Edmond
a equação utilizada para gerá-lo. Tal fato não deixou Belamy, o coletivo Obvious utilizou uma base de dados
de ser aproveitado pela Christie’s para aumentar o com quinze mil retratos pintados entre os séculos xiv
murmúrio acerca do seu próprio leilão; em um texto e xx. A partir desse acervo, o algoritmo falha em fazer
divulgado pela casa foi noticiado: “Este retrato não é imitações corretas da “entrada pré-curada” e, em vez
produto de uma mente humana”. Contudo, a fórmula disso, gera imagens distorcidas.
utilizada pela iA para gerar Portrait of Edmond Belamy “É plausível que a iA se torne mais comum na arte à
foi criada pelas mentes humanas que integram o cole- medida que a tecnologia seja disponibilizada de forma
tivo de artes parisiense Obvious. Independentemente mais ampla”, diz o crítico de arte e ex-editor da Frieze,
disto, a obra foi a primeira a utilizar um programa de Dan Fox, em entrevista à arte!brasileiros. “Muito pro-
iA a ir para o martelo em uma grande casa de leilões, vavelmente, a iA simplesmente coexistirá com a pintura,
atraindo uma significativa atenção da mídia e algumas o vídeo, a escultura, a performance, o som e tudo o que
especulações sobre o que a Inteligência Artificial sig- os artistas quiserem usar”, acrescenta. Fox aponta
nifica para o futuro da arte. ainda que não devemos esquecer que “o artista médio,
Nos últimos 50 anos, os artistas têm usado a iA para no momento, não é capaz de acessar essa tecnologia.
criar. Um dos exemplos mais proeminentes disto é o A maioria mal consegue pagar o aluguel e as contas.
trabalho de Harold Cohen e seu programa de criação Este mundo de preços de leilão é tão divorciado da vida
denominado AARon. Outro é o caso da estadunidense do artista médio que deve-se reconhecer que quem
Lillian Schwartz, pioneira no uso de computação gráfica está trabalhando atualmente com iA está vindo de uma
na arte, que também fez experimentações com iA. O posição de poder econômico ou acesso a instituições
que, então, gerou as especulações mencionadas acima de pesquisa”. Enquanto o entusiasmo com Portrait of
sobre Portrait of Edmond Belamy? “O trabalho leiloado Edmond Belamy pode vir embalado por motes de pro-
na Christie’s é parte de uma nova onda de arte feita com gresso e anseio pelo “futuro” e inovação, o crítico de
iA que apareceu nos últimos anos. Tradicionalmente, arte indica que, por trás da fumaça e dos espelhos, no
os artistas que usam computadores para gerar arte final, a “iA será de interesse para a indústria da arte se
precisam escrever um código detalhado que especifica os seres humanos puderem ganhar dinheiro com isso”.
as “regras para a estética desejada”, explica Ahmed
Elgammal, professor doutor do Departamento de Ciência um robô poDe ser Criativo?
da Computação da Rutgers University. “Em contraparti- No ano seguinte à venda da Christie’s, Ai-Da foi concluída.
da, o que caracteriza essa nova onda é que os algoritmos Nomeada em homenagem a Ada Lovelace - matemática
FOTO REPRODUÇÃO LIVRE A robô Ai-Da com uma de suas a ser processado por uma máquina -, ela se descreve
inglesa reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo
são configurados pelos artistas para ‘aprender’ estética
como “a primeira artista robô ultra-realista, com Inteli-
gência Artificial, do mundo”. Ai-Da explica que desenha
utilizando as câmeras implantadas em seus olhos, em
obras na feira Abu Dhabi Art
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