Page 49 - ARTE!Brasileiros #54
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em 25 De outubro De 2018, a consagrada casa de   ao olhar para muitas imagens usando a tecnologia de
            leilões Christie’s colocou à venda uma obra realizada   aprendizado de máquina. O algoritmo então gera novas
            a partir de um programa de Inteligência Artificial (iA).  imagens que seguem a estética aprendida”, comple-
            Portrait of Edmond Belamy acabou sendo leiloada por  menta Elgammal. A ferramenta mais usada para isso é a
            U$ 432.500 (aproximadamente R$ 2,5 milhões) - cerca  gAns, acrônimo para Generative Adversarial Networks
            de 45 vezes o seu valor estimado. No lugar do nome do   (ou Redes Adversárias Generativas), introduzida por Ian
            artista, no entanto, o retrato borrado foi assinado com   Goodfellow em 2014. No caso de Portrait of Edmond
            a equação utilizada para gerá-lo. Tal fato não deixou   Belamy, o coletivo Obvious utilizou uma base de dados
            de ser aproveitado pela Christie’s para aumentar o   com quinze mil retratos pintados entre os séculos xiv
            murmúrio acerca do seu próprio leilão; em um texto   e xx. A partir desse acervo, o algoritmo falha em fazer
            divulgado pela casa foi noticiado: “Este retrato não é   imitações corretas da “entrada pré-curada” e, em vez
            produto de uma mente humana”. Contudo, a fórmula   disso, gera imagens distorcidas.
            utilizada pela iA para gerar Portrait of Edmond Belamy   “É plausível que a iA se torne mais comum na arte à
            foi criada pelas mentes humanas que integram o cole- medida que a tecnologia seja disponibilizada de forma
            tivo de artes parisiense Obvious. Independentemente   mais ampla”, diz o crítico de arte e ex-editor da Frieze,
            disto, a obra foi a primeira a utilizar um programa de   Dan Fox, em entrevista à arte!brasileiros. “Muito pro-
            iA a ir para o martelo em uma grande casa de leilões,  vavelmente, a iA simplesmente coexistirá com a pintura,
            atraindo uma significativa atenção da mídia e algumas   o vídeo, a escultura, a performance, o som e tudo o que
            especulações sobre o que a Inteligência Artificial sig- os artistas quiserem usar”, acrescenta. Fox aponta
            nifica para o futuro da arte.                    ainda que não devemos esquecer que “o artista médio,
               Nos últimos 50 anos, os artistas têm usado a iA para   no momento, não é capaz de acessar essa tecnologia.
            criar. Um dos exemplos mais proeminentes disto é o  A maioria mal consegue pagar o aluguel e as contas.
            trabalho de Harold Cohen e seu programa de criação   Este mundo de preços de leilão é tão divorciado da vida
            denominado AARon. Outro é o caso da estadunidense   do artista médio que deve-se reconhecer que quem
            Lillian Schwartz, pioneira no uso de computação gráfica   está trabalhando atualmente com iA está vindo de uma
            na arte, que também fez experimentações com iA. O   posição de poder econômico ou acesso a instituições
            que, então, gerou as especulações mencionadas acima   de pesquisa”. Enquanto o entusiasmo com Portrait of
            sobre Portrait of Edmond Belamy? “O trabalho leiloado   Edmond Belamy pode vir embalado por motes de pro-
            na Christie’s é parte de uma nova onda de arte feita com   gresso e anseio pelo “futuro” e inovação, o crítico de
            iA que apareceu nos últimos anos. Tradicionalmente,  arte indica que, por trás da fumaça e dos espelhos, no
            os artistas que usam computadores para gerar arte   final, a “iA será de interesse para a indústria da arte se
            precisam escrever um código detalhado que especifica   os seres humanos puderem ganhar dinheiro com isso”.
            as “regras para a estética desejada”, explica Ahmed
            Elgammal, professor doutor do Departamento de Ciência   um robô poDe ser Criativo?
            da Computação da Rutgers University. “Em contraparti- No ano seguinte à venda da Christie’s, Ai-Da foi concluída.
            da, o que caracteriza essa nova onda é que os algoritmos   Nomeada em homenagem a Ada Lovelace - matemática
     FOTO REPRODUÇÃO LIVRE  A robô Ai-Da com uma de suas     a ser processado por uma máquina -, ela se descreve
                                                             inglesa reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo
            são configurados pelos artistas para ‘aprender’ estética
                                                             como “a primeira artista robô ultra-realista, com Inteli-
                                                             gência Artificial, do mundo”. Ai-Da explica que desenha
                                                             utilizando as câmeras implantadas em seus olhos, em
            obras na feira Abu Dhabi Art
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