Page 23 - ARTE!Brasileiros #54
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O VIRTUAL NA PANDEMIA ALFREDO JAAR




























            A importância
            do contexto


            Em live no Festival ZUM, no final do
            ano passado, o artista chileno Alfredo
            Jaar tratou da política da imagem                     Alfredo Jaar (abaixo na

                                                                  imagem) conversou com
            por Fabio Cypriano
                                                                  Thyago Nogueira na live



            DesDe que vi a perFormanCe De alFreDo Jaar         O segundo trecho é a constatação de que “o mundo
            na Trienal de San Juan, em 2015, e no ano seguinte no   da arte é o único que tem ainda um espaço de liberdade”,
            Seminário Internacional da arte!brasileiros, em São   algo muito semelhante ao que defendeu Grada Kilomba
            Paulo, sempre busco acompanhar as sensacionais falas   há dois anos, na Pinacoteca do Estado, quando contou
            do artista chileno. Em 2020, como as lives substituíram   porque preferiu deixar a carreira acadêmica para seguir
            boa parte dos eventos presenciais, Jaar participou do   a produção artística. De fato, não por acaso, artistas vêm
            Festival ZUM, por ocasião do lançamento da 19ª edição,  sendo perseguidos de forma veemente pelos governos
            em uma fala notável. Alguns destes eventos continuaram   de extrema direita, como o que se instalou por aqui.
            disponíveis online.                                Finalmente, o terceiro trecho, diretamente voltado ao
               Destaco três trechos de sua fala de uma hora e   tema de sua mesa, se divide em duas partes. A primeira
            meia que considero muito significativos no contexto   quando ele trata da banalização das cenas violentas,
            atual da arte. O primeiro é quando Jaar revela como   seja nas redes, seja nos veículos de comunicação: “A
            se dá sua metodologia de criação, o que inclui a leitura   imagem de dor se perde porque é descontextualizada
            diária de jornais de diversos países, já que ele se exilou   em um mar de consumo”. E isso se completa com: “E a
            no Estados Unidos nos anos 1970 e lá reside até hoje:  falta de contexto se junta à falta de uma alfabetização
            “Eu só posso me dedicar a falar do mundo se conseguir  visual”. Aí para mim se sintetiza um dos dramas cruciais
            compreendê-lo”.                                  do momento atual, isto é, a necessidade urgente de
               Pode parecer uma frase óbvia, mas são poucos os   fazer com que fatos ou imagens sejam vistos de forma
            artistas que dão conta de transformar questões diárias   ampla, em toda complexidade que estão imbricados e
            do cotidiano, seja individual seja coletivo, em trabalhos   não apenas na superfície.
            artísticos potentes como os que ele apresenta ao longo
            da fala, naquilo que Hal Foster chama de “brilho utópico   A política da imagem – Alfredo Jaar – Festival ZUM
            da ficção”, parafraseando Ben Lerner.             2020 https://youtu.be/NYAFmt1ehpU

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