Page 22 - ARTE!Brasileiros #54
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O VIRTUAL NA PANDEMIA INTRODUÇÃO








            LIVES, UM TORMENTO



            NECESSÁRIO





                                              Em tempos de intensa atuação virtual de instituições
                                              e profissionais da arte, selecionamos algumas
                                              iniciativas que se destacaram neste contexto


            DesDe o iníCio Da panDemia e da necessidade de   exposições montadas especialmente para o universo
            isolamento social, o mundo como um todo se viu obri- virtual, e as feiras precisaram se readaptar ao meio digital.
            gado a criar estratégias de comunicação no universo   Como era de se esperar, não demorou para surgi-
            virtual, online, lançando mão de variadas ferramentas.  rem críticas justamente ao modo como foi feita esta
            Plataformas de reuniões, contas de Instagram, sites,  migração para o virtual, especialmente ao excesso de
            Facebook e newsletters implodiram as redes, tornando   lives de todos os tipos. Já em abril do ano passado, a
            até mais lentos os canais de rede. A maioria dos setores   artista e pesquisadora Giselle Beiguelman escreveu
            não estava preparada para esta reviravolta, e muito   em artigo na Folha de S.Paulo: “O coronavírus res-
            menos seus investimentos em equipamentos ou pro- suscitou a internet dos anos 1990. Entre videocha-
            fissionais da área.                             madas, lives e visitas virtuais, descobrimos o que já
               Na cultura, começaram a ser produzidas transmis- sabíamos - viver no universo paralelo é muito chato.
            sões ao vivo de shows e espetáculos, além de debates,  (…) E descobrimos outra coisa - museus, galerias de
            palestras e cursos. Um dos formatos a que se recorreu de   arte e instituições culturais estão na idade da pedra
            forma massiva foram justamente essas lives, encontros   da internet. Atropelados pela pandemia e sem con-
            ao vivo transmitidos pelo Instagram ou Youtube, com   teúdo artístico e cultural criado para a web, aderiram
            especialistas ou comentaristas de diversas áreas. Em   aos únicos campos da vida online que conhecem, as
            uma noite qualquer, um usuário do Instagram entra- redes sociais, ecommerce e saídas de emergência
            ria em sua conta e encontraria dezenas de ofertas de   apontadas para o Google Arts & Culture”.
            transmissões ocorrendo simultaneamente, tornando   Ainda assim, gravações em vídeo ou entrevistas de
            difícil inclusive selecionar o que valeria ou não à pena   boa qualidade também se sobressaíram com o passar do
            ser assistido. Para cada apresentação interessante - por  tempo e atraíram milhares de visualizações e interações.
            mais subjetiva que seja essa avaliação - pareciam pipo- Em entrevistas realizadas pela arte!brasileiros ao longo
            car milhares de outras mal planejadas, com conteúdos   do ano, diversos gestores, apesar de concordarem que
            aleatórios ou mesmo com falhas técnicas (de áudio,  o virtual jamais substituirá a experiência presencial,
            imagem ou conexão). O importante era não ficar parado.  destacaram como ponto positivo a possibilidade de
               No campo das artes visuais, mais especificamente,  dialogar ao vivo com pessoas de todos os cantos do
            museus, instituições culturais, galerias, curadores e   mundo, o que não ocorria em uma palestra na sala de
            artistas promoveram centenas de apresentações, deba- um museu ou galeria. Diretores e galeristas se disse-
            tes e os chamados webnários sobre os mais diversos   ram também satisfeitos com a velocidade com que
            temas. Além disso, intensificaram as postagens em   conseguiram melhorar sua atuação virtual.
            suas redes sociais, com vídeos, imagens e textos, em   Dentre algumas destas lives e apresentações, nos-
            um esforço para não se afastar totalmente do público   sos colaboradores escolheram aqui iniciativas que
            no momento em que todos - ao menos boa parte do   trouxeram valor agregado e, no meio de uma situação
            público de artes visuais - estavam fechados em suas   tão dramática, conseguiram encontrar soluções dife-
            casas. Houve também a alternativa dos viewing rooms,  renciadas. Leia nas próximas páginas.

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