Page 19 - ARTE!Brasileiros #54
P. 19

biblioteca para a internet das coisas, ou seja, a gente   peça em ídiche em plena pandemia! Isso vai virar
               vai colocar chips em cada livro e criar um sistema de   uma espécie de instalação audiovisual projetada no
               rastreamento, por meio de RFID (identificação por   segundo andar [com data a definir], uma experiência
               radiofrequência), para que a gente consiga registrar   imersiva. É uma coisa mesmo para chacoalhar os
               a maneira como as pessoas usam a biblioteca. E aí   fantasmas, porque estamos lá com a mão na massa,
               quando você pegar o livro você não terá apenas a   falando dessas várias gerações que por ali passaram.
               ficha técnica, mas saberá como ele foi usado, perto
               de que outros livros foi colocado. E isso gera nuvens   Você falou já do assunto, mas acho importante
               de conhecimento, que partem do usuário, e que   aprofundar um pouco na questão financeira e
               quem pesquisa poderá ter acesso. Para isso teremos   administrativa da Casa, considerando que se já
               o público, grupos de estudo, um grupo de ídiche,  era difícil captar recursos anteriormente, o quadro
               pessoas ligadas aos movimentos negro e indígena   parece ainda mais complexo agora…
               e assim por diante - para, digamos assim, cutucar   De modo geral, 2021 está parecendo com aquelas
               este acervo e dar a ele uma maior agência. A ideia   séries em que a segunda temporada é feita com
               é que a biblioteca e os acervos possam falar por si   menos dinheiro, sabe? Então estamos preocupados.
               mesmos e que as pessoas possam ler não apenas   Para 2020 nós tínhamos mais recursos captados, e
               os livros, mas também a biblioteca.             agora em 2021 a crise está batendo de maneira ainda
                                                               mais radical. Claro, temos a vacina, mas quando é
            E existe o projeto de restauração e reativação do   que vamos ser vacinados? Então vai ser um ano
            TAIB, originalmente desenhado pelo Jorge Wilheim   difícil. E inclusive pensando nos mecanismos de
            e agora com projeto do André Vainer, Ilan Szklo e   incentivo à Cultura. O Proac ICMS foi cortado do
            Silvio Oksman. Como está esse trabalho?            dia para a noite em São Paulo, por um governo que
               O TAIB completou 60 anos no ano passado, não podia   inclusive tem um diálogo com a classe artística. Não
               parar, mas tivemos que focar a captação de verbas   era o governo federal, que não tem diálogo nenhum.
               para outras áreas mais urgentes. De qualquer modo,   Então nesse momento o meu jeito de ser otimista é
               essa captação para o restauro deve retomar este   se preparar para o pior.
               ano. Mas nós já temos os projetos básicos prontos,   Ao mesmo tempo, ano passado tivemos picos de
               estamos chegando nos projetos executivos. É uma   filantropia, de doações, e acho que isso pode se
               intervenção que respeita muito o que o prédio é his-  manter este ano. Se continuarmos sendo úteis, talvez
               toricamente. E para além disso, fomos construindo   a gente consiga levantar recursos. E também estão
               camadas de sentido. Primeiro, a campanha de arre-  surgindo coisas. Tem um projeto que chama South
               cadação contou com a participação da Fernanda   South, e nós fomos uma das três instituições sem
               Montenegro, falando da relação dela com a Casa,   fins lucrativos do mundo escolhidas - ao lado do Raw
               com o TAIB, com a comunidade judaica. Agora, nesse   material (Dakar, Senegal) e do Green Papaya Project
               momento em que as pessoas ainda não podem visi-  (Manilla, Filipinas) - para receber uma porcentagem
               tar o teatro, nós decidimos lançar um chatbot, que   das vendas de obras de um leilão de arte. E é muito
               é um robô que te recebe online e responde às suas   legal, porque a gente sempre fala para as pessoas
               perguntas, conta histórias da Casa. Esse robô tem   do mundo da arte que nós somos um espaço de
               personalidade, ele é um velho contrarregra mal-humo-  arte, mas costumam nos ver como uma coisa mais
               rado do teatro judaico. Então a gente quer aproveitar   periférica. E de repente as pessoas estão reparando
               as possibilidades virtuais para criar experiências   que de fato também fazemos parte desse universo.
               outras que não só viewing rooms e lives. Tentar não   Na verdade, precisaremos cada vez mais também
               apenas reproduzir uma experiência analógica no   depender de associações internacionais. A gente
               espaço digital, mas fazer algo diferente. Isso é uma   recebeu recentemente apoio do British Council, do
               coisa que a Ana Druwe, da nossa comunicação, tem   Relief Fund (do Ministerio das Relações Exteriores da
               falado muito. E também nesse sentido vamos ter   Alemanha) e da Foundation for Art Iniciatives (Ffai).
               uma peça, dirigida pela Martha Kiss Perrone - uma   Mas enfim, nós contingenciamos recursos e temos
               remontagem de Um Sonho de Goldfadn, enredo      garantida a programação para este ano, com verba
               de Jakub Rotbaum dos anos 1940 - que está sendo   captada via Lei de Incentivo à Cultura, parcerias,
               filmada lá no teatro. E é uma loucura, montar uma   associados e o programa de amigos. Então a minha

                                                                                                         19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24