Page 37 - ARTE!Brasileiros #51
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O museólogo Marcelo Araujo, diretor geral do Instituto Moreira Salles
critérios de sucesso e de pessoas, o museu surgia que a essa obra dava acesso.
legitimação. O museu integrava- igualmente como um lugar de A visita ao museu começava a
se veloz e apressadamente numa ocupação intensiva do tempo dos assemelhar-se à visita ao
sociedade global do espetáculo seus visitantes, não um tempo shopping center, condicionando
que o pressionava cada vez mais para a experiência sensorial das a atenção e a curiosidade do
para que se transformasse num obras, o conhecimento, nem tanto visitante à permanente excitação
elemento essencial da paisagem assim um tempo para a das numerosas atrações que se
mundial do entretenimento e do aprendizagem ou a partilha dos lhe oferecessem no seu
lazer, mobilizando uma indústria objetos ou dos documentos neles percurso. Ficava de fora o prazer
do turismo que nele identificava apresentados, a reflexão individual da descoberta do desconhecido,
uma das suas atrações. Aliás, ou coletiva em situações que o estímulo da curiosidade mais
como sucede no Brasil, não deixa neles se pudessem viver, mas radical, o desconforto
de ser significativo que a pasta antes um tempo ocupado em revigorante do confronto
antes ministerial da cultura se leitura nas suas paredes de textos dissonante com as ideias,
integre agora como secretaria quantas vezes simplistas ou sempre já feitas e servidas como
num ministério do turismo... São redutores (quando não crípticos fast food para o espírito. O
numerosos os casos que se ou incompreensíveis...), um tempo museu se afirmava como lugar
verificam, num contexto preenchido com a duração de de anestesia dos conflitos da
internacional, dessa associação materiais audiovisuais sem fim, vida, muitas vezes à revelia das
política da cultura ao turismo, com visitas guiadas por obras apresentadas, mesmo
muitas vezes acrescida do audioguias, frequência de lojas, quando os enunciava
desporto, da China a Abu Dhabi, cafés e restaurantes, filas edulcorados pelo perfil curatorial
da Turquia à Etiópia... intermináveis para ver exposições politicamente correto das suas
Nesta sociedade que se blockbuster nas quais o tempo exposições e programas. A
estrutura ideologicamente no para estar em frente a uma obra transmissão constante de
roubo do tempo à vida das era definido pela fila de espera informação se sobrepunha
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