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artigo museus
modos de ver, de sentir e de de partilha de saberes e de artística do país, de uma
pensar que resultará a sua viagem conhecimentos, de discussão diversidade racial, cultural, social,
temporal, a sua intemporalidade. crítica e diversidade de geográfica, de gênero e de
Assim descobriremos que o pensamento, do trabalho em identidades sexuais, seja nas suas
museu não pode deixar de se conjunto possibilitado a partir do programações, seja nas políticas
dirigir ao mundo, aos seus reconhecimento dessa de acessibilidade, ou nas formas
públicos mais próximos ou diversidade, da necessidade de de organização do seu trabalho
distantes, buscando incluir, mas reinventar novas formas e novos interno. Um museu no Brasil
não massificar nem indiferenciar, a programas internacionais de necessita saber existir local,
partir da expressão da sua colaboração. É indispensável nacional e internacionalmente,
localidade, da história específica começar de novo, descolonizar o consciente da amplitude do país,
do contexto em que surgiu, museu da sua condição servil da mas procurando mais longe ainda
reunindo-se agora a um mundo ideologia de um poder e de uma do que as suas fronteiras
onde a curiosidade, a informação e economia globais que é urgente geográficas. Um museu no Brasil
o conhecimento crítico possam analisar e reconsiderar, não pode ignorar a experiência de
ser cada vez mais recíprocos a compreender como as narrativas tantas ações inovadoras e exitosas
partir do reconhecimento de que os museus protagonizavam, a como os museus de quilombos,
diversidades sem fim, de pontos forma como recebiam os seus favelas e comunidades indígenas.
de vista diferenciados, que se públicos, na condição de meros A colaboração entre museus,
surpreendam entre eles em vez de turistas consumidores, os suas programações e acervos, a
se empobrecerem e resumirem na desvirtuou e lhes roubou os nível nacional e internacional; as
condição única e totalitária de desafios de uma redes que possa estabelecer com
serem globais. contemporaneidade que só pode museus da América do Sul, África
Por isso é tão prioritário ser redefinida coletivamente, a e do resto do mundo serão um
descolonizar a história dos partir da soma e não da compromisso obrigatório, a ativar
museus, desconstruir os pontos acumulação estatística das na miríade de ocasiões e de
de vista uniformizadores, exigir percepções individuais nem da opções que se revelam, ou
aos grandes museus “coloniais” massificação redutora das naquelas que se torna necessário
do passado, como o Louvre, o emoções e dos conhecimentos. e urgente construir. As pautas são
British Museum, o Metropolitan, o Novas relações de trabalho, novas inúmeras. Haverá que redefinir
Prado e tantos outros, que saibam transparências dos processos de tarefas, missões, objetivos e
reconstruir as suas narrativas a trabalho são necessárias e prioridades. Toda uma conversa,
partir da consciência desse possíveis nesse novo paradigma toda uma discussão nos aguarda.
passado, da libertação das regras por construir. No momento em que se
dos poderes que lhes definiram as Um museu no Brasil, por reabram as portas dos museus,
coleções mas que não lhes exemplo, se confronta não, não voltemos a esse “normal”
deverão limitar a consciência permanentemente com a que não o era, e que hoje é já
crítica da diversidade dos pontos necessidade de não se revelar obsoleto, por ter se revelado
de vista. Despertos e conscientes inconsciente a respeito de uma incapaz de nos proteger e preparar
das novas formas de trabalho e de história colonial marcada pela para os desafios com os quais o
conhecimento que estamos escravidão, assim como desse presente não cessa de nos
descobrindo a partir da internet, cruzamento tão fascinante quanto confrontar. Desafios de um
das redes sociais e das sempre reinventado entre uma contexto necessariamente
plataformas online, importa cultura popular viva e diferente, que certamente irá
compreender que o mundo virtual surpreendente com uma cultura necessitar de museus. Para ele
não é apenas uma vitrine dos erudita tão singular e atenta ao iremos reabrir, mais solidários, mais
acervos e dos programas de seu contexto e história específica. conscientes dos problemas e dos
atividades, mas também uma Um museu no Brasil não pode dilemas de um mundo por vir.
plataforma de encontro, de negligenciar essa premência da
trabalho, investigação, de criação, revelação da diversidade cultural e Texto originalmente publicado na Revista Museu
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