Page 38 - ARTE!Brasileiros #51
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artigo museus
frequentemente ao convite à suas coleções da informação na sociedade que representam.
reflexão individual e/ou coletiva, à especializada que obtinham Agora que o mundo parou por
experiência e consequente através das sua participação em uma pandemia, e os museus
interpretação livres do visitante, patronatos, conselhos ou comitês encerraram temporariamente as
nessa entropia diabólica que leva de aquisição de obras. Como suas portas, aproveitemos este
a que o excesso de informação instituições integradas numa momento de suspensão para
distancie quem a recebe do sociedade acumulativa e avaliar aquilo em que eles se
conhecimento crítico que a partir quantificadora, os museus eram estavam tornando e interrogar o
dessa informação possa construir. igualmente entidades que que eles poderão ser após as suas
Mega-exposições caríssimas refletiam na organização do seu reaberturas. Como em relação a
cartografavam o mundo, trabalho interno a lógica tudo quanto antes vivemos,
movimentando obras que não economicista dominante nessa também nos museus vai tudo ficar
deveriam viajar, deslocadas em sociedade, destinando o tempo igual depois deste confinamento,
função das relações de poder dos que neles trabalham e as descontadas as precauções
entre museus ou do dinheiro que verbas de que dispunham ao necessárias para reativar o que já
pudessem originar, alimentando privilégio de uma hiperatividade se chama de “novo normal”? É
outras economias nas quais, para focada na produção de programas provável que assim seja, pois a
além do turismo, sobressaiam as contínuos e intensivos para um sociedade não mudou nas suas
economias de outros negócios, público pensado como ávido e formas de decidir, nos políticos
como os das empresas de consumista, secundarizando a que elegeu, nas injustiças e
transporte e de seguros, ou dos investigação, o estudo das suas contradições que revela. E no
vários mercados que encontravam coleções, os serviços das suas entanto, todas e todos sentimos
nessas exposições suas vitrines bibliotecas, diminuindo todo um em maior ou menor grau essa
de luxo. Muitos museus ou trabalho invisível que deveria perguntazinha inquietante: vai
centros de arte infantilizavam os pautar as suas finalidades. tudo ficar igual?! Ela nos confronta
seus públicos, numa visão Integrados numa sociedade com a urgência de que algo terá
equivocada de educação, dinamizada pelo crescimento que mudar para nos protegermos
dirigindo a percepção e a vertiginoso da desigualdade melhor, para não chegar de novo a
interpretação, em vez de as social, o museu perpetuava as este ponto que nos revela tão
estimular dentro da liberdade relações de trabalho injustas vulneráveis e desprotegidos.
individual de cada um e da sua reconhecíveis nessa sociedade, Também em relação aos museus,
expressão nas discussões contribuindo para a paralisia ao mundo da arte com os seus
coletivas que pudessem originar. social, expressando as suas momentos de atividade febril
Fragilizados no seu financiamento, discriminações sociais e culturais, recentemente protagonizados
assim como na sua função programando em função dos pelo crescimento incessante do
republicana (não esqueçamos o valores culturais, econômicos e números de bienais e de feiras de
Louvre como um dos primeiros sociais que o financiam e gerem, arte, sentimos que não vai ser
momentos de expressão da explorando o trabalho intelectual possível regressar a esse mundo,
emancipação da cidadania), dos seus funcionários, abusando que é urgente pensar novas
atrofiados pela demissão do do trabalho extraordinário e possibilidades de ser e de atuar,
investimento dos estados precário, não reconhecendo o quanto mais não seja pela astral
democráticos e seus governos, os tempo de investigação extra- pegada ecológica deixada no
museus caíam cada vez mais na laboral necessário, nem sempre passado por tantos dos seus
dependência crescente dos respeitando a paridade de gênero diretores e curadores, movidos
critérios de marketing das nas suas hierarquias, reservando pela necessidade de acompanhar
empresas que os financiavam, sempre os graus mais baixos o mundo em que o seu trabalho
assim como dos gostos artísticos dos seus organogramas e dos virava global. Se configura urgente
de seus mecenas, muitas vezes seus postos de trabalho para as repensar essa mobilidade FOTO: RENATOPARADA
colecionadores privados gentes mais discriminadas social, interminável paga pelos
frequentemente beneficiários nas racial e economicamente orçamentos institucionais ou até
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