Page 32 - ARTE!Brasileiros #51
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INSTITUIÇÕES GESTÃO CULTURAL








                                            aos mais variados campos artísticos.   mesmo sabendo que, naturalmente,
                                            Saron relembra que o instituto nas-  temos escalas limitadas para fazer
                                            ceu, há mais de 30 anos, para ser   esse tipo de apoio”.
                                            uma base de dados de artes plás-
                                            ticas - hoje parte da Enciclopédia   o DeseQuilÍbrio global
                                            de Arte e Cultura Brasileira - e que,   Em uma direção distinta à das insti-
                                            neste sentido, a organização está   tuições que intensificaram sua atua-
                                            se reencontrando com sua origem.  ção virtual, o Videobrasil se manteve
                                               Parte de um planejamento ante-  praticamente ausente das redes
                                            rior ao isolamento, o iC também   sociais nos últimos meses. “Essa
                                            lançou em abril o Painel de Dados   parada obrigatória foi para mim, em
                                            do Observatório Itaú Cultural, uma   um primeiro momento, uma coisa
            Edurado Saron, diretor do Itaú Cultural
                                            plataforma digital dedicada à análise   meio paralisante mesmo. Não ape-
                                            de dados sobre cultura e economia   nas pela questão da pandemia, que
                                            criativa. Além disso, o instituto par-  é trágica, dramática, mas porque ela
                                            tiu da particularidade de ser uma   é muito acentuada e piorada pela
            escritores e cineastas, o Instituto   instituição vinculada a um banco   nossa condição política”, afirma Far-
            Tomie Ohtake, por sua vez, criou a   para criar editais de emergência   kas. “Fiquei de fato tentando pensar
            série intitulada #juntosdistantes,   em diferentes áreas artísticas. “A   sobre o que está nos acontecendo
            tratando de temas variados, inclu-  instituição se propõe a acolher   e como reagir a isso. Repensar
            sive relacionados ao próprio isola-  parte dos artistas sujeitos a atuar   inclusive o nosso modo de operar.
            mento social. Também se manteve   isoladamente e sem remuneração   Acho que há questões tão sérias,
            ativo virtualmente com os cursos,   neste período de supressão social”,   tão profundas, que isso tudo nos
            podcasts e discussões sobre ques-  afirma Saron. “Precisamos ajudar a   faz repensar o papel da arte, o papel
            tões como racismo, negritude e lugar   oferecer liquidez para a economia da   dessas estruturas e de como elas
            de fala. Ricardo Ohtake não nega,   cultura nesse período crítico. Além   vinham funcionando.”
            no entanto, a dificuldade em lidar   de, naturalmente, oferecer oxigênio   Ao anunciar o adiamento da
            com o momento. “Nós não sabe-   criativo afetivo para as pessoas que   próxima Bienal Sesc_Videobrasil,
            mos quando é que vão acontecer   nos acompanham virtualmente nos   programada inicialmente para 2021
            as coisas, então você leva as ideias   nossos canais.”          e que deve ocorrer apenas em 2023,
            até certo ponto e a partir daí não   Apesar da injeção financeira em   Farkas afirma também que a institui-
            consegue planejar mais nada, fica   um mercado fragilizado, a iniciativa   ção pretende, a partir de agora, se
            tudo meio no ar.”               não passou imune a críticas, de um   dedicar com mais afinco a trabalhar
              “Confesso que o planejamento   lado por ter selecionado, entre cen-  com o vasto acervo (especialmente
            não é uma tarefa fácil”, concorda   tenas de beneficiados, alguns nomes   de vídeo) que construiu em mais de
            Eduardo Saron. “Como todos, tive-  já renomados; de outro, por ser vista   três décadas. O movimento está sen-
            mos de nos reinventar e reorganizar   como um estímulo à competição e à   do planejado com a criação de uma
            os recursos, não somente financei-  produtividade como única moeda de   nova plataforma, o Videobrasil online,
            ros, como também organizacionais e   troca neste momento de crise. Sobre   que seguirá olhando para a produ-
            humanos, uma vez que, mesmo com   o assunto, Saron argumenta que o   ção do chamado Sul global - termo
            a situação diferenciada que o Itaú   Itaú Cultural já possui uma forte tra-  que se refere à condição cultural,
            Cultural (iC) tem, fazemos parte deste   dição na realização de editais e que,   econômica e política de países e ter-
            ecossistema cultural e econômico,   ao perceber uma intensa difusão   ritórios à margem da modernização
            hoje, extremamente afetado”, diz ele.   artística circulando nas redes, teve   hegemônica e do capitalismo central.  FOTOS: DIVULGAÇÃO | ALE RUARO
            Ao intensificar sua atuação online,   como intuito “oferecer mais dignida-  Ao falar sobre essas regiões
            o iC se beneficiou também de um   de para a produção e o pensamento   menos abastadas do mundo, Far-
            vasto acervo que já possuía, relativo   artístico em um período como este,   kas ressalta também que o atual

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