Page 32 - ARTE!Brasileiros #51
P. 32
INSTITUIÇÕES GESTÃO CULTURAL
aos mais variados campos artísticos. mesmo sabendo que, naturalmente,
Saron relembra que o instituto nas- temos escalas limitadas para fazer
ceu, há mais de 30 anos, para ser esse tipo de apoio”.
uma base de dados de artes plás-
ticas - hoje parte da Enciclopédia o DeseQuilÍbrio global
de Arte e Cultura Brasileira - e que, Em uma direção distinta à das insti-
neste sentido, a organização está tuições que intensificaram sua atua-
se reencontrando com sua origem. ção virtual, o Videobrasil se manteve
Parte de um planejamento ante- praticamente ausente das redes
rior ao isolamento, o iC também sociais nos últimos meses. “Essa
lançou em abril o Painel de Dados parada obrigatória foi para mim, em
do Observatório Itaú Cultural, uma um primeiro momento, uma coisa
Edurado Saron, diretor do Itaú Cultural
plataforma digital dedicada à análise meio paralisante mesmo. Não ape-
de dados sobre cultura e economia nas pela questão da pandemia, que
criativa. Além disso, o instituto par- é trágica, dramática, mas porque ela
tiu da particularidade de ser uma é muito acentuada e piorada pela
escritores e cineastas, o Instituto instituição vinculada a um banco nossa condição política”, afirma Far-
Tomie Ohtake, por sua vez, criou a para criar editais de emergência kas. “Fiquei de fato tentando pensar
série intitulada #juntosdistantes, em diferentes áreas artísticas. “A sobre o que está nos acontecendo
tratando de temas variados, inclu- instituição se propõe a acolher e como reagir a isso. Repensar
sive relacionados ao próprio isola- parte dos artistas sujeitos a atuar inclusive o nosso modo de operar.
mento social. Também se manteve isoladamente e sem remuneração Acho que há questões tão sérias,
ativo virtualmente com os cursos, neste período de supressão social”, tão profundas, que isso tudo nos
podcasts e discussões sobre ques- afirma Saron. “Precisamos ajudar a faz repensar o papel da arte, o papel
tões como racismo, negritude e lugar oferecer liquidez para a economia da dessas estruturas e de como elas
de fala. Ricardo Ohtake não nega, cultura nesse período crítico. Além vinham funcionando.”
no entanto, a dificuldade em lidar de, naturalmente, oferecer oxigênio Ao anunciar o adiamento da
com o momento. “Nós não sabe- criativo afetivo para as pessoas que próxima Bienal Sesc_Videobrasil,
mos quando é que vão acontecer nos acompanham virtualmente nos programada inicialmente para 2021
as coisas, então você leva as ideias nossos canais.” e que deve ocorrer apenas em 2023,
até certo ponto e a partir daí não Apesar da injeção financeira em Farkas afirma também que a institui-
consegue planejar mais nada, fica um mercado fragilizado, a iniciativa ção pretende, a partir de agora, se
tudo meio no ar.” não passou imune a críticas, de um dedicar com mais afinco a trabalhar
“Confesso que o planejamento lado por ter selecionado, entre cen- com o vasto acervo (especialmente
não é uma tarefa fácil”, concorda tenas de beneficiados, alguns nomes de vídeo) que construiu em mais de
Eduardo Saron. “Como todos, tive- já renomados; de outro, por ser vista três décadas. O movimento está sen-
mos de nos reinventar e reorganizar como um estímulo à competição e à do planejado com a criação de uma
os recursos, não somente financei- produtividade como única moeda de nova plataforma, o Videobrasil online,
ros, como também organizacionais e troca neste momento de crise. Sobre que seguirá olhando para a produ-
humanos, uma vez que, mesmo com o assunto, Saron argumenta que o ção do chamado Sul global - termo
a situação diferenciada que o Itaú Itaú Cultural já possui uma forte tra- que se refere à condição cultural,
Cultural (iC) tem, fazemos parte deste dição na realização de editais e que, econômica e política de países e ter-
ecossistema cultural e econômico, ao perceber uma intensa difusão ritórios à margem da modernização
hoje, extremamente afetado”, diz ele. artística circulando nas redes, teve hegemônica e do capitalismo central. FOTOS: DIVULGAÇÃO | ALE RUARO
Ao intensificar sua atuação online, como intuito “oferecer mais dignida- Ao falar sobre essas regiões
o iC se beneficiou também de um de para a produção e o pensamento menos abastadas do mundo, Far-
vasto acervo que já possuía, relativo artístico em um período como este, kas ressalta também que o atual
32