Page 34 - ARTE!Brasileiros #50
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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO















































                  Cestarias e outras peças reunidas na exposição Heranças de um Brasil Profundo, no Museu Afro






                  DiversiDaDe e o ConCeito De arte  seja nas caixas de madeiras feitas   importância da troca e da reciproci-
                  Quando destacam as característi- pelos Haida, no painel pintado pelos   dade como princípios da vida social,
                  cas comuns aos povos indígenas,  Shipibo Conibo ou nas molas (arte   assim como o processo histórico de
                  os curadores e artistas das mos- têxtil) dos Guna. Trabalhos feitos a   dominação a que foram submetidos.
                  tras atentam também para o perigo   partir dos grafismos tradicionais,  Há, ainda, uma percepção clara de
                  de homogeneizar a produção e o   temas xamânicos, espiritualidade,  que o conceito de “arte” como usado
                  pensamento das diferentes etnias,  a questão do exílio e obras de forte   no mundo ocidental não se adequa
                  reduzindo a enorme pluralidade ame- cunho político também se apresen- ao pensamento ameríndio. “Para nós,
                  ríndia como se fosse uma coisa só.  tam na produção contemporânea de   não há essa diferença entre arte e
                  Na exposição Encontros Ameríndios,  diversos artistas indígenas.  vida ou arte e resistência como há no
                  por exemplo, uma diversidade de lin-  “São povos que têm inúmeras   Ocidente, onde a arte é um instru-
                  guagens e temas ficam explícitos nas   semelhanças e diferenças entre si.  mento de poder em relação a outros
                  obras dos povos dos diferentes con- E acho que esse encontro entre eles   seres humanos”, afirma Denilson
                  tinentes. Seres mitológicos, seres da   é uma oportunidade de ver isso”, diz   Baniwa (leia mais na página 36).  MARCOS GRINSPUM FERRAZ | EVERTON BALLARDIN
                  floresta, temáticas relativas ao con- Caiuby. “Inclusive, são povos que   Assim, a confusa e problemática
                  tato – além de vídeos que remetem   valorizam muito a diferença e não   distinção entre o que seria arte ou
                  à própria produção das obras – são   a transformam, ao contrário de nós,  artesanato na produção indígena
                  algumas das questões que surgem   em desigualdade.” Entre as seme- passa a ter maior espaço no deba-
                  nos trabalhos em variados suportes,  lhanças, a antropóloga ressalta a   te contemporâneo de instituições,


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