Page 39 - ARTE!Brasileiros #50
P. 39

Na página
                                                                                                     anterior,
                                                                                                     Nhandecy Eté
                                                                                                     e o Peabiru.
                                                                                                     À esquerda,
                                                                                                     Metrô-Pamurĩ-
                                                                                                     Mahsã (Cobra
                                                                                                     Metrô).


                     uma arquiteta do Nordeste, da mostra DjaGuata   todo dedicado a isso e não conseguia mais sair. Foi
                     Porã, que ficou no Museu de Arte do Rio (mar) em   quando notei que não conseguia dar conta de mais
                     2016/2017. E acabou que conheci os curadores Cla-  nada além de ser artista.
                     rissa Diniz, José Ribamar Bessa, Pablo Lafuente e a
                     Sandra Benites, que eu já conhecia. Tive um contato   Você ganhou o pipa Online no ano passado. Como
                     grande com esse grupo que trabalhava no mar. Por  foi para você?
                     acidente, eles conheceram alguns trabalhos meus   O pIpa foi uma grande surpresa pra mim. Eu tinha
                     e comecei a conversar com esses curadores sobre   noção do que era por conta do Jaider Esbell, da
                     a presença indígena dentro desses espaços. Eu   Arissana Pataxó e do Ibã Huni Kuin que já tinham
                     já tinha algumas discussões sobre comunicação,   participado. Mas eu não entendia direito o que era
                     sobre acesso à informação e à mídia. E começamos   o pIpa ainda, ou a importância dele e o alcance que
                     a falar sobre isso a partir de uma perspectiva da   tinha. Foi uma surpresa quando me mandaram um
                     história da arte. Acabou que me envolvi bastante   e-mail falando que eu tinha sido indicado. Primeiro
                     com esse grupo e começamos a levar essa discus-  porque sou um artista que não tem formação em
                     são a outros lugares, para algumas galerias e para   arte, não frequentei a escola de Belas Artes e nem
                     as universidades. Aos poucos, as pessoas foram   esse círculo de pessoas que têm uma tradição na
                     conhecendo alguns trabalhos meus. Na verdade,   arte. Sou bem recente nesse mundo, então fiquei
                     eu sempre trabalhei com visualidade. Não sei dizer   muito surpreso com a indicação. Passado isso, foi
                     uma data exata em que eu passei a me considerar   muito recompensador para mim em vários sentidos.
                     artista, só sei que quando vi estava com meu tempo   Primeiro que para a população indígena no geral,









                                                                                                                08/04/2020   23:03
         BOOK_ARTE_50.indb   39                                                                                 08/04/2020   23:03
         BOOK_ARTE_50.indb   39
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44