Page 64 - ARTE!Brasileiros #43
P. 64

CAPA AFRO-ATLÂNTICAS
























































           ROGÉRIO REIS, SÉRIE NA LONA, RIO DE JANEIRO (1987-2002) CAMPO GRANDE, 1997, RIO DE JANEIRO, 1987-2002, HASSELBLAD
           COM FILME TRI-X, 120 MM (SAIS DE PRATA), IMPRESSÃO EM PIGMENTO MINERAL SOBRE PAPEL ALGODÃO,  50 X 60 CM

           conhecida por aqui, ganha destaque, bem como   brasileira de matriz africana essencialmente a
           uma ampla produção de afrodescendentes do lado   um universo vinculado aos motivos religiosos
           de cá do Atlântico (com uma forte presença da atual   e a arte popular.
           produção norte-americana). A seleção brasileira   Histórias Afro-atlânticas não apenas dá espaço
           – ou produzida no Brasil – também é ampla, indo   para os artistas responsáveis por essa virada,
           desde marcos históricos como as telas Negro e   dentre os quais se destacam nomes incontor-
           Negra, de Albert Eckhout, a uma série de trabalhos   náveis como os de Rosana Paulino, Eustáquio
           comissionados especialmente para a exposição.  Neves, Sidney Amaral e Dalton Paula, que estive-
           Desde o final da década de 1980, com as cele-  ram presentes em praticamente todas as mostras
           brações em torno do centenário da abolição e   anteriores já citadas. A mostra procura também
           a promulgação da Constituição cidadã, nota-se   abrir espaço para identificar novos atores neste
           um crescente interesse por parte dos artistas   segmento. Apesar do lastro histórico importante,
           brasileiros afrodescendentes de refletir sobre   há também uma aposta em novos nomes dessa
           um passado que não acabou, substituindo pouco   produção, tanto no Brasil (No Martins, Rafael
           a pouco o modelo anterior que associava a arte   RG...) como no exterior (TitusKaphar, Nina Chanel


          64
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69