Page 60 - ARTE!Brasileiros #43
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EXPOSIÇÕES RIO DE JANEIRO






           UM XAMÃ NA


           ANTI-EXPOSIÇÃO



           DE CABELO





           O LÍDER YANOMAMI DAVI KOPENAWA PARTICIPA DA
           MOSTRA LUZ COM TREVAS, DO ARTISTA CARIOCA
           CABELO, COM CURADORIA DE LISETTE LAGNADO


           POR FABIO CYPRIANO, NO RIO DE JANEIRO























           “PARA SER UM GRANDE ARTISTA não é pre-       De fato, mais que uma mostra, Luz com Trevas
           cisar usar o crachá da arte”, defendeu o artista   foi uma experiência com elementos extraídos
           Cabelo, em meio a sua própria retrospectiva, em   das culturas pop e afro-ameríndia, onde era difícil
           uma conversa com o líder e xamã yanomami Davi   perceber os limites de cada obra, em uma inte-
           Kopenawa, no dia 19 de abril passado.        gração que parecia de fato um imenso penetrável,
           Para o artista, que introduzia Kopenawa a uma   com vários nichos distintos, usando aqui termos
           plateia de mais de 300 pessoas, “originalmente   concebidos por Hélio Oiticica. Havia cantos com
           o papel da arte é o papel do xamã, mas isso se   imensos ovos, partes de ações, outros com tecidos
           perdeu”, como a indicar que as relações ritualísti-  distintos, lugares para sentar, lugares para deitar.
           cas da arte deixaram de existir na sociedade que   A própria ideia de cinema expandido, usada
           marca o artista mais como um decorador do que   também por Oiticica, é referência já no título
           um criador de imagens simbólicas.            da mostra, por se apropria do conceito de sala
           Duas décadas da obra de Cabelo foram vistas em   de cinema, afinal um espaço de luz com trevas.
           Luz com Trevas, que ocorreu no Espaço Cultural   Muitas projeções eram exibidas em todo espaço
           BNDES, no Rio, entre março e maio deste ano. Para   expositivo, quase todas possíveis de serem vistas
           Lisette Lagnado, curadora da “anti-exposição”,   simultaneamente, provocando uma espécie de
           como ela mesma definiu, são “20 anos de uma   vertigem, sem começo, meio e fim.
           criação que considero indecifrável”.         Foi nesse ambiente um tanto caótico e um tanto


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