Capa do livro
Capa de "20 em 2020, os artistas da próxima década: América Latina". Foto: Divulgação

Reunindo análises de 14 críticos e curadores de diversas nacionalidades, 20 em 2020, os artistas da próxima década: América Latina busca responder quem irá definir o horizonte artístico e cultural nesta nova década. Com textos em português, inglês e espanhol, o livro destaca a obra de 20 artistas latino-americanos que se relacionam com o continente por meio de suas pesquisas. Para isso, compila análises individuais sobre a produção de cada um, além de apresentar seus currículos, imagens de obras e vistas de exposições.

20 em 2020 é resultado de uma ampla pesquisa curatorial desenvolvida pela Art Consulting Tool. “Os artistas aqui apresentados nos dão um panorama abrangente de tendências, poéticas, lugares, dinâmicas, risos, obsessões, sensibilidades, ações, reações, desprendimentos, ataques… Enfim, de todo o caleidoscópio da arte que consideramos latino-americana devido ao seu âmbito geográfico ou por afinidades históricas, culturais e linguísticas compartilhadas”, reflete Gerardo Mosquera na introdução do livro. Para o curador, os artistas selecionados mostram a diversidade das produções contemporâneas da América Latina, indo na contramão de qualquer tipo de generalização sobre a região.

Essa questão guia algumas das perguntas fundamentais trabalhadas na obra: o que é a América Latina? Será que se pode falar de uma voz artística latino-americana? Há uma unidade estética e cultural para todo o continente? “Este livro procura sustentar dissidências, realçar a periferia e sugerir imaginários variáveis. O que fica claro a partir de nossa pesquisa é a resistência oferecida pelos artistas latino-americanos, cada um com suas poéticas e sensibilidades, sem panfletagem. Resistência contra a homogeneização e comodificação de nossas almas, ritos e mitos. Resistência ao enquadramento raso de clichês antigos, contra qualquer estereotipização”, afirma Fernando Ticoulat, sócio-fundador da Art Consulting Tool

Entre críticos e curadores, a consultoria reuniu os brasileiros Diane Lima, Germano Dushá, Júlia Rebouças, Kiki Mazzucchelli e Raphael Fonseca; o cubano Gerardo Mosquera; os mexicanos José Esparza Chong Cuy e Ruth Estévez; os argentinos Andrei Fernández e Mariano López Seoane; o peruano Miguel A. López; e as americanas com ascendência latina Nika Chilewich, Olga Viso e Pilar Tompkins Rivas.

Já os artistas, selecionados como retratos daquilo que está por vir no mundo artístico e cultural, são Ad Minoliti, Adriano Amaral, Alia Farid, Carolina Caycedo, Dalton Paula, Frieda Toranzo Jaeger, Gabriel Chaile, Gala Porras-Kim, Iván Argote, Jill Mulleady, Johanna Unzueta, Jota Mombaça, Katherinne Fiedler, Naufus Ramírez-Figueiroa, Pia Camil, Reynier Leyva Novo, Sheroanawe Hakihiiwe, Tabita Rezaire, Tania Pérez Córdova e Yuli Yamagata.

Serviço

Se interessou? 20 em 2020, os artistas da próxima década: América Latina estará disponível para venda na Martins Fontes e na Amazon por R$179,90.

Inscreva-se em nossa newsletter

   

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome