Início Arte Instituição

MASP recebe doação de mais de 10 mil itens de Rubem Valentim

Em sua maioria raros e inéditos, documentos incluem desenhos, registros de viagens, fotos e anotações de preparações de aulas do artista baiano

Rubem Valentim em foto de Silvestre Silva

Instituição recém-criada para divulgar e proteger a obra do artista baiano, o Instituto Rubem Valentim acaba de doar para o MASP um arquivo de mais de 10 mil itens de Valentim (1922-1991), entre manuscritos, datiloscritos, cartas, fotos e desenhos – a maioria peças raras ou inéditas. O material ficará armazenado no Centro de Pesquisas do museu paulistano, que realizou entre 2018 e 2019 a mostra Rubem Valentim: Construções Afro-atlânticas.

O artista, que criou uma linguagem bastante pessoal misturando traços da arte construtiva com um universo simbólico ligado ao candomblé, à umbanda e à cultura afro-brasileira, buscava, segundo suas próprias palavras, “uma linguagem universal, mas de caráter brasileiro”, sem se filiar a nenhum dos movimentos ou correntes artísticas estrangeiras ou nacionais. Leia aqui matéria que foi capa da edição 45 da ARTE!Brasileiros.

Segundo Fernando Oliva, curador da exposição no MASP, a doação concretiza um antigo sonho do artista: reunir a maior parte de seus documentos e arquivos pessoais em um mesmo local, disponível para o acesso de pesquisadores do Brasil e do mundo. “O material pode jogar nova luz sobre a obra do artista e sua relação com a arte afro-brasileira e africana”, diz o curador em nota divulgada pelo museu.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome