Trabalho de Mazda Perez que integra a mostra. FOTO: Divulgação
Trabalho de Mazda Perez que integra a mostra. FOTO: Divulgação

A partir deste sábado, dia 15, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta a mostra I Bienal Latino-Americana de São Paulo – 40 Anos Depois, com uma seleção de documentos variados sobre o evento realizado em 1978 no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera.

Com curadoria de Fabrícia Jordão, a mostra apresenta material proveniente do Arquivo Multimeios do CCSP. Vídeos, imagens de ápoca e textos tratam de uma bienal que produziu relevante discussão acerca da geopolítica das artes e da pertinência de se reivindicar a existência de uma arte latino-americana.

“A I Bienal Latino-Americana surgiu com a intenção de indagar acerca do comportamento visual, social e artístico dessa região imensa do Continente Americano, procurar seus denominadores comuns e instaurar a preocupação pela pesquisa e análise, com finalidade de reconhecer nossas identidades e potencialidades”, dizia o texto de apresentação da mostra à época.

O evento tinha como fio condutor o tema “Mito e Magia”, relacionado à debates sobre questões indígenas, origens africanas e euroasiáticas e a mestiçagem. Os 14 países participantes foram Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

I Bienal Latino-Americana de São Paulo – 40 Anos Depois

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000

Até 5 de maio de 2019

 

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome