Pavilhão da Bienal ocupado pela SP-Arte. Divulgação.
Pavilhão da Bienal ocupado pela SP-Arte. Divulgação.

A feira acontece de 6 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, onde reunirá 132 galerias, das quais 92 galerias de arte nacionais, oito galerias internacionais e 32 galerias de design. Entre as principais galerias brasileiras estão: Galeria Luisa Strina, Fortes D’Aloia & Gabriel, A Gentil Carioca, Nara Roesler e Galeria Jaqueline Martins. Também participam com força no mercado secundário Gomide & Co, Almeida & Dale Galeria de Arte, Dan Galeria, Paulo Kuczynski, Pinakotheke e Galeria Ipanema.

A SP-Arte apresenta ainda trinta escritórios e galerias especializadas em mobiliário e design autoral brasileiro. Participam: Etel, Ovo, Loja Teo, Jacqueline Terpins, Atelier Hugo França e Passado Composto Séc. XX (todos de São Paulo), além de diversos estreantes estrelados como Wentz e Diletante 42, também da capital paulista, e o coletivo de designers Cultivado em Casa, de Minas Gerais.

Novidade: Radar SP-Arte

Inédito a essa edição, o Radar SP–Arte busca aproximar o mercado e o público de agentes autônomos (artistas, espaços autogeridos) que constituem o sistema de arte. O Radar SP–Arte será formado por uma curadoria de Felipe Molitor de artistas que não possuem representação comercial, intitulada Hora grande, e pela participação presencial de cinco coletivos e espaços autônomos de arte, que apresentarão seus projetos em pequenas exposições comerciais. São eles: 01.01 Art Platform, Casa Chama, GDA, MT Projetos de Arte e Nacional TROVOA. 

Mapa SP-Arte

Com a nova expografia desenvolvida para a 18ª edição, o térreo será ocupado pelos setores de design, editorial e Radar SP–Arte, além da exposição Arte Natureza: ressignificar para viver. No primeiro piso, estarão galerias ligadas ao mercado secundário e, no segundo, serão reunidas as galerias do mercado primário de arte, tanto as mais consagradas quanto as emergentes, e as participações institucionais.

Talks SP-Arte

O tradicional programa de Talks será promovido no lounge Arena Iguatemi no segundo andar do Pavilhão. Dessa vez, Jacopo Crivelli Visconti, que esteve à frente da curadoria da 34º Bienal de São Paulo, e Ana Roman, curadora assistente na última Bienal, organizam e conduzem conversas com artistas e curadores renomados na quinta, sexta e sábado, dias 7, 8 e 9 respectivamente.

Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome