León Ferrari, A los derechos humanos

Esculturas para ouvir, coletiva no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecoloogia), abertura em 3/3.

Em “Esculturas para Ouvir”, o curador Cauê Alves, busca, a partir do olhar de coleções de arte contemporânea particulares, descobrir como essas peças são vistas hoje dentro do campo das artes visuais. E a ausência de obras pertencentes a museus nesta mostra é proposital, pois a questão que se tenta investigar é: seriam as esculturas sonoras já amplamente aceitas como obras de arte por colecionadores, pelo mercado e pelo público? León Ferrari, Amelia Toledo e Paulo Bruscky são alguns dos artistas que fazem parte da exposição.

hilma klintHilma af Klint, The Ten Largest, No. 7, Adulthood, Group IV, 1907.

Hilma af Klint: Mundos Possíveis, individual na Pinacoteca de São Paulo, abertura em 3 /3

A exposição inclui 130 obras. Destaque para a série intitulada “As dez maiores”, realizada em 1907 e considerada hoje uma das primeiras e maiores obras de arte abstrata no mundo ocidental, já que antecede as composições não figurativas de artistas contemporâneos a af Klint como Kandinsky, Mondrian e Malevich. Além deste conjunto, a exposição em São Paulo contará com algumas séries de obras que nunca foram apresentadas ao público. A mostra da Pinacoteca tem curadoria de Jochen Volz, diretor geral da instituição, em parceria com Daniel Birnbaum, diretor do Moderna Museet, e é uma colaboração com a Hilma af Klint Foundation.

microutopicas

Mesa de exposição da editora uruguaia Microutopicas, na edição da JUNTA de 2017.

JUNTA – Feira de Livro de Artista Latino Americana, feira de livros no Sesc Pinheiros, nos dias 3 e 4/3.

Reunindo postais, livros, zines e pôsteres que são de difícil acesso por questões geopolíticas e econômicas, a feira de arte impressa trará uma grande variedade de formatos e autores. Para o evento, foram convidadas sete editoras nacionais, pioneiras na organização de espaços para a venda de arte impressa. Também haverá representantes de Cuba e da Argentina. Com curadoria de Paula Borghi, a feira ainda contará com mesas de camelô, que poderão ser ocupadas por publicadores autônomos. A feira faz parte da programação do FestA!, Festival de Aprender, que acontece nas unidades do Sesc durante o fim de semana.

livro cildo ubu

Detalhe do livro Cildo: estudos, espaços, tempo, editora UBU.

Cildo: estudos, espaços, tempolançamento de livro na Galeria Luisa Strina, no dia 6/3.

Organizado por Diego Matos e Guilherme Wisnik, o livro Cildo: estudos, espaços, tempo traz acervo iconográfico inédito. Além das fotografias das obras em exposição, traz desenhos e esboços feitos nos processos de criação das obras de Cildo Meireles, um dos artistas mais importantes em atividade no País. Estão inclusas desde obras mais famosas a obras mais desconhecidas. Também apresenta doze textos de críticos nacionais e internacionais sobre Cildo, de 1969 a 2017.

Amanda Mei-Encontro marcadoAmanda Mei, Encontro Marcado, 2017.

Daniel Arsham: ZAZEN e Amanda Mei: Refôrma, individuais na Galeria Baró, aberturas em 3/3.

Nos trabalhos que compõem a mostra ZAZEN, Daniel Arsham propõe ao espectador a experiência de um tempo que não é concreto – apesar da materialidade dos objetos de suas esculturas e instalações. Já em Refôrma, o conjunto de trabalhos trata da dinâmica dos movimentos de transformação e destruição, a ideia de progresso e sobrevivência.

Takesada Matsutani, Cercle, 2006.

Takesada Matsutani, atividades na Japan House, entre os dias 6 e 11/3

O artista contemporâneo Takesada Matsutani é um dos grandes nomes da arte japonesa do pós-guerra. Pela primeira vez no Brasil, a exposição contará com duas obras e duas performances. No dia 3 de março, a galeria Bergamin & Gomide também abre uma exposição sobre o artista. Takesada Matsutani: Selected Works 1972 – 2017 traz cerca de 20 trabalhos com grafite, cola de vinil, colagem e acrílico, entre outros materiais, tendo como suporte o papel, a tela e a madeira.

diadiaDiogo de Moraes, Dia-Dia, 2008

Maria Andrade e Diogo de Moraes, individuais na Galeria Virgílio, aberturas em 7/3.

Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas concebe a mediação como prática documentária de viés artístico. Sua elaboração envolve a infiltração em ônibus que conduzem estudantes da rede pública do ensino a instituições de arte da cidade de São Paulo, por ocasião das visitas agendadas promovidas por seus departamentos educativos. Já a individual de Maria Andradenas palavras de Rodrigo Bivar, tem pinturas que “se baseiam em fotografias, ou são reconstruções efetuadas pela memória. Embora sejam pinturas de paisagens, o uso da cor empregado pela artista não tem a intenção – salvo uma peça – de serem naturalistas”.

spilageII

Francisco Valdés, Spillage II, 2015

Francisco Valdés: Fantasma escandinavo, individual na Adelina Galeria, até 31/3.

A mostra apresenta quadros criados especialmente para esta exposição em São Paulo. Para Mario Gioia, que assina o texto crítico, “Valdés percorre experimentações que podemos avaliar como pintura expandida, na qual outros meios – desenho, tridimensional, fotografia, cinema e performance, entre outros – se amalgamam e, travestidos de novos significados, discutem e renovam atributos típicos do suporte originalmente investigado.”

 


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