Uma parceria da Fundação Marcos Amaro (FMA) com a SP-Arte, o Prêmio de Arte Marcos Amaro chega à sua terceira edição em 2019 e tem suas inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. A iniciativa visa à valorização da produção artística contemporânea, consagrando o vencedor com um prêmio em dinheiro e a realização de um projeto expositivo.

O artista, brasileiro ou estrangeiro que reside no Brasil, deve ser representado por uma galeria participante da SP-Arte/2019. É imprescindível que pelo menos um dos trabalhos inscritos esteja à mostra no estande da galeria na feira. O prêmio é destinado a artistas que se encontram no meio da carreira e visa fomentar produções que demonstrem um teor experimental com a arte, a partir da inovação em técnicas, suportes e linguagens. Nas edições anteriores, foram premiados os artistas Ivan Grilo da Casa Triângulo e Brígida Baltar da Galeria Nara Roesler. A inscrição pode ser feita pelo artista ou pela galeria que o representa.

A seleção ficará a cargo de membros do conselho consultivo da Fundação Marcos Amaro: Ricardo Resende, Raquel Fayad, Aracy Amaral, Fábio Magalhães, Gilberto Salvador, Patricia Rousseaux e Marcos Amaro. De acordo com o cronograma, os cinco finalistas serão conhecidos no dia 15 de março. O júri visitará os estandes das respectivas galerias em 3 de abril e o resultado será divulgado no dia seguinte, 4.

Além de R$ 50 mil oferecidos pela FMA, o ganhador será agraciado com até R$ 45 mil para a produção de um projeto artístico inédito, sob supervisão de Ricardo Resende. A obra terá exibição individual na Fábrica de Arte Marcos Amaro, em Itu, durante a SP-Arte/2020 e poderá ser incorporada posteriormente ao acervo da fundação.

É necessário preencher um formulário, que o potencial participante pode acessar o formulário clicando aqui. Além disso, deve ser enviado um portfólio com até cinco imagens de trabalhos já existentes e o esboço do trabalho que gostaria de apresentar em 2020, com justificativa e discriminação de orçamento em pdf para o e-mail premio@fmarte.org, constando o nome do artista no assunto.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome