Colaboradores da edição #54Da redação
Colaboradores
Colaboradores da edição #54 da ARTE!Brasileiros
Editorial: Na debacle...Por Patricia Rousseaux
Editorial
Leia o editorial da nova edição, por Patricia Rousseaux, Diretora Editorial da arte!brasileiros
Tudo é lutaPor Fabio Cypriano
Debate
No livro “O que vem depois da farsa?”, Hal Foster analisa efeitos do trumpismo no cenário das artes norte-americano e aponta formas de resistência
Primeiro os gestos, depois as palavrasPor Marcos Grinspum Ferraz
Entrevista
Benjamin Seroussi, diretor da Casa do Povo, fala sobre os motivos de o centro cultural ter passado a agir diretamente, não só no ambiente virtual, durante a crise causada pela pandemia (e pelo governo) e destaca as dificuldades e soluções para financiar as atividades
Lives, um tormento necessárioDa Redação
O Virtual na Pandemia
Em tempos de intensa atuação virtual de instituições e profissionais da arte, selecionamos algumas iniciativas que se destacaram neste contexto
Um vasto arquivo público sobre a curadoria no BrasilPor Marcos Grinspum Ferraz
O Virtual na Pandemia
Em mais de uma centena de entrevistas realizadas virtualmente com curadores, Raphael Fonseca apresenta a pluralidade de profissionais do país, suas histórias, pesquisas e as dificuldades para se trabalhar em um mercado bastante precário
A força da empatiaPor Fabio Cypriano
Exposições
Imagens feitas por Madalena Schwartz da cena trans paulistana dos anos 1970 revela cumplicidade da fotógrafa com pessoas à frente de sua câmera
A Graça da FéClaudinei Roberto da Silva
Exposições
Max Wíllà Morais elabora um universo lastreado no invisível e no visível, no resgate ritualizado da sua ancestralidade afro-diaspórica, da sua religiosidade sincrética e na organização de um mundo que dá significado novo e sensual as matérias sobre as quais atua
“Acontece que somos canibais!”, diz o pop tropicalista de Glauco RodriguesPor Leonor Amarante
Exposições
Considerado um artista atual pelo crítico francês Nicolas Bourriaud, Rodrigues carnavalizou a história visual do Brasil dentro de um mundo eclético, ora esfuziante, ora apocalíptico
Infinito Vão: uma abordagem singular sobre a história da arquitetura brasileiraPor Leonor Amarante
Exposições
Com curadoria de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião, mostra divide-se em seis núcleos pautados em versos de músicas que marcaram períodos diferentes da cultura nacional
Os robôs serão os artistas do futuro?Por Miguel Groisman
Reportagem
Arte realizada por Inteligência Artificial gera reflexões sobre a natureza da criatividade, a importância da experiência na criação e as barreiras éticas do desenvolvimento tecnológico
O (não) mercado da inclusãoPor Giulia Garcia
Reportagem
Artistas refletem sobre os dilemas da inclusão de pessoas com deficiência no mundo das artes e falam sobre capacitismo e acessibilidade nas experiências estéticas
Cidade Matarazzo, arte contemporânea e neoliberalismoPor Pollyana Quintella
Artigo
A partir do luxuoso empreendimento imobiliário que está sendo construído em São Paulo, a curadora e pesquisadora aponta para o perigoso uso da arte contemporânea pela lógica neoliberal, questiona o modelo capitalista que diz “defender” a diversidade e discute a precarização das relações de trabalho
Uma vida “ordinária” extraordináriaDa Redação
Homenagem
Cerca de um mês após a morte do crítico e curador britânico Guy Brett, a curadora chilena Alexia Tala escreve sobre a personalidade e o pensamento de uma das figuras mais relevantes para a difusão da arte latino-americana, especialmente a brasileira, em terras europeias
Um centenário passando em brancas nuvensPor Tadeu Chiarelli
Coluna
Um olhar para a amizade entre Ismael Nery e Murilo Mendes, iniciada em 1921, demonstra que há ainda muito a se estudar e escrever sobre o desenvolvimento particular do surrealismo no Brasil
Mapeando os papéis da subversãoPor Maria Hirszman
Livros
Atividade do Deops entre os anos 1920 e 1950 é reunida pela historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro para analisar os rumos das artes gráficas de resistência no Brasil
Rodrigo Naves fala sobre seu novo livro, “Van Gogh: A Salvação pela Pintura”Por Gabriel San Martin
Livros
Escritor propõe que, mais do que representar as dificuldades de sua vida, Van Gogh teve por motivo a criação de composições ligadas a uma tentativa de salvação através do trabalho, base do pensamento calvinista