Cena do vídeo "Bang-Bang". FOTO: Divulgação

O artista carioca Raul Mourão apresenta a partir deste sábado, dia 25 de maio, a exposição Introdução à Teoria dos Opostos Absolutos, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo. A individual reúne esculturas, fotografias, pinturas e vídeos, e incorpora comentários poéticos sobre o contexto sociopolítico do país.

Na obra The New Brazilian Flag, por exemplo, o artista recorta o círculo azul da bandeira do Brasil, criando um furo onde havia estrelas e a frase “ordem e progresso”. “Essa bandeira é um gesto de desconstrução, uma sutil intervenção física num objeto de tecido criando uma obra que tem a síntese de um cartum”, explica o artista no texto de divulgação da mostra.

O artista Raul Mourão. FOTO: Divulgação

Além disso, grandes esculturas, que por vezes lembram instalações, dialogam com outras em menor escala, criadas com objetos do cotidiano como copos, garrafas e tijolos. A pesquisa do artista sobre iconografias urbanas – como grades, objetos de botequins e elementos gráficos de sinalização – também estão presentes em fotografias, e o vídeo Bang-bang traz à tona o tema da violência e do ódio pela criação artística.

No dia da abertura, entre 11h e 19h, haverá visita guiada, bate-papo, live video, performance e outras atividades, com a participação de nomes como Guilherme Wisnik, Fábio Faissal, Lenora de Barros, Lúcia Koch, Afonso Tostes e Dj Nepal.

Introdução a Teoria dos Opostos Absolutos

Av. Europa, 655 – Jardim Europa, São Paulo

De 25/05 a 20/07

Av. Europa, 655 – Jardim Europa, São Paulo – SP

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome