Escultura de José Resende. FOTO: Cesar Fernandes

Dedicado a expor a obra do artista e escultor José Resende, foi inaugurado na pequena cidade de São José do Barreiro – situada entre São Paulo e Rio de Janeiro – o Instituto José Resende. Com amplos espaços em meio à paisagem rural, o IJR apresenta na mostra inaugural, curada por Ronaldo Brito, um recorte de obras produzidas desde os anos 1960 até os dias de hoje.

“O Instituto se destina a cumprir duas tarefas básicas: expor as esculturas do artista de maneira íntegra, atendendo à sua lógica poética intrínseca, e atuar como polo emissor da obra no mundo”, diz o texto de apresentação do instituto – que possui 1.200 m2 divididos em uma área interna e outra externa. A ideia é que diferentes curadores sejam convidados para montar novas exposições a cada quatro ou cinco meses.

A vasta produção de Resende, criada com uma diversidade de materiais como aço, palha, pedras, tubos de cobre, vergalhões, lâminas de chumbo, couro, vidro e parafina, “agora dispõe de uma área inédita, generosa, para liberar suas manobras desenvoltas”, segundo texto do instituto. O espaço, que não contou com patrocínio público ou de empresas privadas para ser criado, é o resultado de um projeto concebido por Resende e pelo marchand Paulo Fernandes, que há décadas representa o artista.

Resende, que estudou gravura e formou-se em arquitetura, é conhecido por ter criado, ao lado de outros artistas, o Grupo Rex, em 1966, e por ter participado da fundação do Centro de Experimentação Artística Escola Brasil, em 1970. A partir daí o artista participou de diversas exposições – individuais e coletivas – ao longo das décadas e se tornou um dos grandes nomes da escultura contemporânea brasileira.

O espaço cultural abre aos sábados e domingos e recebe visitas em dias de semana com hora marcada. Veja as informações detalhadas no site www.ijr.art.br

Instituto José Resende
Rodovia dos Tropeiros km 260, no 171, São José do Barreiro, SP
Exposição de abertura: de 19 de maio a 18 de agosto

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome