Obra de Dan Coopey exposta na Galeria Estação. Foto: João Liberato

Acontece neste final de semana, em São Paulo, entre os dias 8 a 10 de novembro, a 4a edição do Art Weekend. Com exposições, performances, conversas, lançamentos de livros e visitas guiadas, o evento conta com a participação de mais de 40 galerias da cidade, nas regiões do Centro, Pinheiros, Vila Madalena, Itaim e Jardins (veja todas as participantes no site).

Realizado pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), o Art Weekend começa na noite do dia 8 com um ciclo de debates e palestras no Cubo JK, do shopping JK Iguatemi (patrocinador do evento). Ao longo do fim de semana, o Talks, com curadoria de Paula Alzugaray, conta com a participação de nomes como as artistas Sonia Gomes e Mariana Manhães, o diretor artístico do IMS, João Fernandes, os curadores Mirtes Marins de Oliveira e Ricardo Resende, os colecionadores Beatriz Yunes (Coleção Ivani e Jorge Yunes) e Pedro Barbosa (MoMA e Pinacoteca), entre outros.

Para além do Talks, são destaques o programa Galerias recebem Galerias, no qual casas paulistanas recebem parceiras de outros estados (casas do Rio, Curitiba e Brasília), e as Visitas-caminhadas (veja abaixo os trajetos). “O Art Weekend é uma celebração em torno da arte. Queremos formar novos públicos e aproximá-los de artistas, curadores e galerias”, afirma Luciana Brito, presidente da ABACT, em texto de divulgação. “Nesta edição, comemoramos também a parceria internacional com o Gallery Weekend, que reúne organizações independentes, feiras de arte e associações de arte contemporânea de todo o mundo”, completa.

Visitas-caminhadas
Em parceria com o coletivo Cartografias Afetivas Urbanas (CAU), o Art Weekend São Paulo oferece ao longo do final de semana seis roteiros de visitas-caminhadas. Os circuitos podem ser realizados em grupos conduzidos por educadores do evento, com transporte gratuito, ou individualmente, por meio de audioguias disponíveis para download no site. Organizados por região, os três roteiros conduzidos têm duração média de 1h30, com tradução simultânea em libras, e comporta, em cada um, até 30 pessoas. Confira a seguir a programação:

Jardins Leste: Galeria Kogan Amaro, Galeria Luisa Strina, Sé Galeria, Galeria Berenice Arvani, Bergamin & Gomide, Galeria Superfície, Casa Triângulo, Zipper Galeria.
Ponto de saída: Galeria Kogan Amaro, Alameda Franca, 1054
09/11 (sábado) – às 11h (acessível em libras) e às 15h | 10/11 (domingo) – às 15h

Pinheiros: Bolsa de Arte, Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Milan, Galeria Aura, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Eduardo Fernandes.
Ponto de saída: Bolsa de Arte, Rua Mourato Coelho, 790
09/11 (sábado) — às 11h e às 15h | 10/11 (domingo) – às 15h (acessível em libras)

Jardins Oeste: Galeria Rabieh, Galeria de Babel, SIM Galeria, Galeria Marcelo Guarnieri, Paulo Kuczynski Escritório de Arte, Mendes Wood DM, Galeria Frente.
Ponto de saída: Galeria Rabieh, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147
09/11 (sábado) — às 11h e às 15h (acessível em libras) | 10/11 (domingo) – às 15h
(CLIQUE AQUI para se inscrever).

Os outros três roteiros são temáticos e estão disponíveis em audioguias no site do Art Weekend: “Decifra-me ou te devoro” (Galeria Estação, Janaina Torres Galeria, Galeria de Arte André, Almeida e Dale Galeria de Arte, Gabriel Wickbold Gallery, Galeria Caribé, Galeria Verbo), Arquiteturas do Centro: exibidos e escondidos (Central Galeria, Galeria Jaqueline Martins, Galeria Vermelho) e Jardim Europa: a floresta no jardim (Galeria Arte Formatto, Galeria Nara Roesler, Galeria Lume, Galeria Marilia Razuk, Luciana Brito Galeria, Galeria Karla Osorio, Arte 57 – Renato Magalhães Gouvêa Jr.).

Neste mesmo fim de semana acontece na Argentina a Art Weekend Buenos Aires. Saiba mais aqui.

 

Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome