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ele foi até beatificado) que fundou a congregação dos   assim e essas cartas, que são muitas, têm vários relatos
            jesuítas, e recebeu muito dinheiro da Igreja no século   na Bahia, relatos em São Paulo, relatos no litoral de São
            16, ele foi um militar. Ele lutou, não lembro se a favor  Paulo, deles dizendo do processo de evangelização e
            do Reino de Castela, participou de tropas, ele liderou   aldeamento, que é como eles chamavam. A estratégia
            tropas. Então ele levou para a congregação jesuíta da   era trazer várias aldeias para o mesmo campo, para o
            igreja, que fundou, a Companhia de Jesus, um princípio   mesmo território, para o mesmo lugar e evangelizar
            de estratégias militares, de análise de diagnóstico de   essa gente. Evangelizar, entenda, consistia em vender
            campo, de como agir. A estrutura dos jesuítas era muito   a ideia de Cristo e destruir as ideias da religiosidade
            militar; não é à toa que eles formaram exércitos indígenas,  anímica que havia aqui na América.
            fizeram os Sete Povos das Missões, que foi altamente   E eles tiveram trabalho. A pesquisa histórica e antro-
            militarizado, e fizeram uma guerra de enfrentamento   pológica, com base nessas cartas originais, deixa muito
            contra os espanhois que foi de interesse da Coroa Por- claro pra gente que eles tiveram êxito nesse processo não
            tuguesa, quando os espanhois tentaram entrar pelo sul   porque as narrativas cristãs fossem tão fortes e melhores
            do País para expandir o território numa guerra contra   que as narrativas dos pajés. Não, aí eles tomavam um
            Portugal. E quem segurou a onda foram os jesuítas,  cacete. O próprio (Ailton) Krenak, o Viveiros de Castro,
            com um exército de guaranis. Então, eles tinham essa   esse grande antropólogo, filósofo e pensador, eles falam
            estrutura militar. Isso já é, se eu não me engano, do   que os povos originários são muito curiosos e abertos ao
            século 17. Mas, antes disso, eles sempre trabalharam   outro, diferentemente do processo da visão civilizatória














































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