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então não haverá futuro. Quando eu fiz A Última Floresta e matarão crianças que roubam água dos dutos de água.
(documentário de 2021), que também é um filme sobre O presidente da República é um pastor evangélico.
isso, foi para acompanhar um grande pajé fortíssimo, Por que a gente chega nesse prognóstico? Porque a
que é o Davi Kopenawa, um grande xamã. gente tá vivendo no Brasil um projeto e um processo
Kopenawa está no epicentro da resistência, ele não que vêm desde os jesuítas, passando pela chegada dos
aceitou a igreja evangélica. Ele foi evangelizado. O nome neopentecostais, que tem a ver com aquele livro A Ética
dele, Davi, foi colocado por um pastor branco. Ele esteve Protestante o Espírito do Capitalismo, do Max Weber,
quase que na iminência de se tornar pastor, e aí teve os no qual ele explica de que modo a ética da religião
insights de que aquilo era uma monstruosidade. Fez o protestante serviu ao fortalecimento do capitalismo
enfrentamento, expulsou os evangélicos da sua área, de americano, e a chegada do capitalismo americano
sua aldeia, não aceita isso e faz uma luta de resistência como hegemônica, o quanto isso se deve ao triunfo
que já se não se tornou mais uma resistência só dele; a da ética protestante.
resistência desse xamã é uma resistência da floresta. Ele E, depois dos Estados Unidos, espalhou-se a filosofia
está salvando os rios do mercúrio. Ele está salvando o de prosperidade, do controle dos prazeres, da pou-
Brasil do apocalipse. Esse é o lugar do xamã. Essa luta pança, de guardar o dinheiro quase como um caminho
não acabou, eles não foram destruídos, eles são os ven- para comprar o seu lugar no céu. De como essa ideia
cedores. Só que é uma luta muito braba, muito difícil. E serviu ao capitalismo americano e como isso foi jogado
eu, como artista, estou na minha trincheira, com a minha aqui na nossa América. Nesse processo, a Teologia da
metralhadora que é a câmera de cinema, relatando tudo Libertação Católica, que tinha uma visão de desigual-
isso trazendo consciência. É assim que se faz a resistência. dade econômica, social, uma visão da violência, do
Por fim, no outro filme que eu fiz, Uma História de processo colonial, e isso levou inclusive a esquerda a
Amor e Fúria (2013), um desenho animado que ganhou chegar ao poder. Mas aí se dá uma bobeada gigantesca
o Festival de Anecy, o mais importante do mundo, eu da esquerda. Talvez a maior bobeada da esquerda na
abordo a visão de um guerreiro tupinambá do século história do Novo Mundo é que ela chegou ao poder e
16 que é tornado imortal pelo pajé. Essa é a história do esqueceu essa conexão extremamente importante, que
filme, que atravessa quatro, cinco séculos de história do era a Teologia da Libertação, deixando que ela fosse
Brasil, até chegar no ano de 2096. O problema em 2096 substituída pela Teologia da Prosperidade dos neopen-
é que a commodity mais cara é a água, e o presidente tecostais, que vêm com uma outra narrativa que serve
da república é o Pastor Armando. Então, por aí você vê a a direita e agora a gente está vendo a extrema direita
minha leitura diagnóstica prospectiva, de tentar interpretar aprendeu a lidar com isso. Existe um projeto ligado a
o que vem acontecendo, desemboca nessa distopia de segmentos de pensamento extremamente conservador,
2096, projetando que a gente vai ter uma guerra pela água, que é o que mais cresce no planeta, essa ideologia e
que milícias privatizadas terceirizadas farão a segurança essa cosmovisão ultra conservadora que tem a ver com CREDITO IMAGENS XXXXXXXXXXXX
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