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então não haverá futuro. Quando eu fiz A Última Floresta   e matarão crianças que roubam água dos dutos de água.
            (documentário de 2021), que também é um filme sobre   O presidente da República é um pastor evangélico.
            isso, foi para acompanhar um grande pajé fortíssimo,  Por que a gente chega nesse prognóstico? Porque a
            que é o Davi Kopenawa, um grande xamã.           gente tá vivendo no Brasil um projeto e um processo
               Kopenawa está no epicentro da resistência, ele não   que vêm desde os jesuítas, passando pela chegada dos
            aceitou a igreja evangélica. Ele foi evangelizado. O nome   neopentecostais, que tem a ver com aquele livro A Ética
            dele, Davi, foi colocado por um pastor branco. Ele esteve   Protestante o Espírito do Capitalismo, do Max Weber,
            quase que na iminência de se tornar pastor, e aí teve os   no qual ele explica de que modo a ética da religião
            insights de que aquilo era uma monstruosidade. Fez o   protestante serviu ao fortalecimento do capitalismo
            enfrentamento, expulsou os evangélicos da sua área, de   americano, e a chegada do capitalismo americano
            sua aldeia, não aceita isso e faz uma luta de resistência   como hegemônica, o quanto isso se deve ao triunfo
            que já se não se tornou mais uma resistência só dele; a   da ética protestante.
            resistência desse xamã é uma resistência da floresta. Ele   E, depois dos Estados Unidos, espalhou-se a filosofia
            está salvando os rios do mercúrio. Ele está salvando o   de prosperidade, do controle dos prazeres, da pou-
            Brasil do apocalipse. Esse é o lugar do xamã. Essa luta   pança, de guardar o dinheiro quase como um caminho
            não acabou, eles não foram destruídos, eles são os ven- para comprar o seu lugar no céu. De como essa ideia
            cedores. Só que é uma luta muito braba, muito difícil. E  serviu ao capitalismo americano e como isso foi jogado
            eu, como artista, estou na minha trincheira, com a minha   aqui na nossa América. Nesse processo, a Teologia da
            metralhadora que é a câmera de cinema, relatando tudo   Libertação Católica, que tinha uma visão de desigual-
            isso trazendo consciência. É assim que se faz a resistência.  dade econômica, social, uma visão da violência, do
               Por fim, no outro filme que eu fiz, Uma História de   processo colonial, e isso levou inclusive a esquerda a
            Amor e Fúria (2013), um desenho animado que ganhou   chegar ao poder. Mas aí se dá uma bobeada gigantesca
            o Festival de Anecy, o mais importante do mundo, eu   da esquerda. Talvez a maior bobeada da esquerda na
            abordo a visão de um guerreiro tupinambá do século   história do Novo Mundo é que ela chegou ao poder e
            16 que é tornado imortal pelo pajé. Essa é a história do   esqueceu essa conexão extremamente importante, que
            filme, que atravessa quatro, cinco séculos de história do   era a Teologia da Libertação, deixando que ela fosse
            Brasil, até chegar no ano de 2096. O problema em 2096   substituída pela Teologia da Prosperidade dos neopen-
            é que a commodity mais cara é a água, e o presidente   tecostais, que vêm com uma outra narrativa que serve
            da república é o Pastor Armando. Então, por aí você vê a   a direita e agora a gente está vendo a extrema direita
            minha leitura diagnóstica prospectiva, de tentar interpretar  aprendeu a lidar com isso. Existe um projeto ligado a
            o que vem acontecendo, desemboca nessa distopia de   segmentos de pensamento extremamente conservador,
            2096, projetando que a gente vai ter uma guerra pela água,  que é o que mais cresce no planeta, essa ideologia e
            que milícias privatizadas terceirizadas farão a segurança   essa cosmovisão ultra conservadora que tem a ver com   CREDITO IMAGENS XXXXXXXXXXXX

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