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GUERRA CULTURAL RELIGIÃO











            Cidadania, Silvio Almeida, assinou um convênio com o   e autoritário. Assistimos agora à emergência de uma
            Museu da República para promover um levantamento de   corrente “evangélica” do tráfico de drogas, o chamado
            todos os processos no Brasil de apreensão de objetos  “narcopentecostalismo”, reivindicando protagonismo nas
            de cultos afro-brasileiros. Também foi constituída uma   comunidades e morros do Rio de Janeiro. A associação
            gestão compartilhada (a primeira no país) entre o museu   mística entre evangélicos e os símbolos israelenses
            e lideranças religiosas de matriz africana (lideradas por  também se pronuncia nesse contexto - existe até uma
            Mãe Meninazinha, do Ilê Omolu Oxum, em São João do   área batizada como Complexo de Israel por uma facção
            Meriti). Agora, o pesquisador e ex curador do Instituto dos   criminosa. Complexo de Israel é como está sendo cha-
            Pretos Novos, Marco Antônio Teobaldo, está fazendo uma   mado o conjunto de favelas dominadas pelo traficante
            tese pioneira de mestrado (orientado por Mario Chagas,  Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão,
            diretor do Museu da República), sobre Museologia de   que domina as áreas de Cidade Alta, Vigário Geral, Para-
            Terreiro, para atualizar a academia sobre a importância   da de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau. Ali vivem cerca
            para o patrimônio histórico e imaterial dos terreiros. Ele   de 134 mil pessoas. Investiga-se ainda a expansão da
            próprio é iaô (filho de santo) do Ilê Omolu Oxum, e já teve   quadrilha para duas localidades que nunca foram domi-
            outros convênios do Ilê com a faculdade de museologia   nadas por traficantes: a Estrada do Porto Velho e a Rua
            da Unirio. E, recentemente, em congresso internacional   Lyrio Maurício da Fonseca, na região de Brás de Pina.
            de museus, na Sicília, ele incluiu no documento final do   A teóloga Romi Bencke, que é pastora da Igreja Evan-
            evento a Museologia de Terreiro. A importância disso é   gélica da Confissão Luterana no Brasil, aponta uma clara
            o reconhecimento técnico, da parte da museologia, de   polarização em torno da imagem bíblica do Deus da Guerra
            que não se pode pegar uma peça de terreiro, um artefato   (ou Deus dos Exércitos), uma imagem que sacraliza a sub-
            sagrado de culto ancestral, e tratá-la com os métodos   jugação de um povo sobre o outro e a limpeza étnica; uma
            convencionais europeus: colocar em uma vitrine, clas- anti-imagem do sagrado, contrária à vida, porque autoriza
            sificar e restaurar a partir dos parâmetros tradicionais   bombardeios, censura e interdita qualquer tentativa de
            da museologia. É um avanço significativo.        paz. “Há uma tendência de avanço de uma cultura reli-
               Os cultos afro têm sido alvo do ódio religioso há   giosa menos aberta em relação a comportamento, artes
            séculos, e esse ódio está se renovando nas hostes   e aceitação de outras religiosidades. Isso é perceptível
            neopentecostais. Há alguns dias, em Sepetiba, na Zona   no Brasil por meio de um cristianismo cada vez mais
            Oeste do Rio, fiéis do Centro Espírita Ogum Beira Mar  autocentrado e fechado para acolher as novas agendas
            encontraram seu terreiro de umbanda revirado e com   de direitos humanos e diversidade cultural e religiosa. O
            imagens de santos quebradas, uma ação que vem se   moralismo está se sobrepondo à capacidade de acolher,
            repetindo constantemente. Não é uma exclusividade   sem censuras prévias, as diferentes manifestações da
            brasileira: há intolerância por todos os lados. Muitas   criatividade humana”, analisou Romi. “Em outros países,
            vezes, o medo é aliado dos obscurantistas, como no   como a Índia, vemos o mesmo, só que na versão hinduísta.
            caso recente de uma universidade no Texas, em Hous- Penso que, se o Estado brasileiro compreendesse melhor
            ton, que cancelou a palestra da artista paquistanesa   o sentido da laicidade garantida na Constituição, seus
            Shahzia Sikander, devido a ataques que ela sofreu por  agentes poderiam ter um papel relevante na garantia do
            uma escultura de arte pública chamada de Witness,  convívio entre diferentes visões de mundo. Infelizmen-
            uma figura com chifres de bode e braços tentaculares.  te, no entanto, os governos tendem a estabelecer uma
            Um grupo de extrema direita texano acusava a figura   relação utilitarista com grupos religiosos, tendo como
            de fazer o elogio de “imagens satânicas”.       horizonte apenas os possíveis ganhos eleitorais. Isso
               Ao avanço do obscurantismo, é preciso respon- tanto por parte de partidos que se apresentam como
            der com informação e ação legal. As trevas sempre se   de esquerda ou progressistas, quanto por partidos de
            valeram de uma aliança com a violência para chegar  direita e extrema direita”.
            ao seu objetivo, que é sem dúvida o estabelecimento   A censura também se expande. Na esteira da hege-
            de uma teocracia, um Estado teocrático, dogmático   monia informacional, passou-se a fustigar artistas

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