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GUERRA CULTURAL RELIGIÃO
Cidadania, Silvio Almeida, assinou um convênio com o e autoritário. Assistimos agora à emergência de uma
Museu da República para promover um levantamento de corrente “evangélica” do tráfico de drogas, o chamado
todos os processos no Brasil de apreensão de objetos “narcopentecostalismo”, reivindicando protagonismo nas
de cultos afro-brasileiros. Também foi constituída uma comunidades e morros do Rio de Janeiro. A associação
gestão compartilhada (a primeira no país) entre o museu mística entre evangélicos e os símbolos israelenses
e lideranças religiosas de matriz africana (lideradas por também se pronuncia nesse contexto - existe até uma
Mãe Meninazinha, do Ilê Omolu Oxum, em São João do área batizada como Complexo de Israel por uma facção
Meriti). Agora, o pesquisador e ex curador do Instituto dos criminosa. Complexo de Israel é como está sendo cha-
Pretos Novos, Marco Antônio Teobaldo, está fazendo uma mado o conjunto de favelas dominadas pelo traficante
tese pioneira de mestrado (orientado por Mario Chagas, Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão,
diretor do Museu da República), sobre Museologia de que domina as áreas de Cidade Alta, Vigário Geral, Para-
Terreiro, para atualizar a academia sobre a importância da de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau. Ali vivem cerca
para o patrimônio histórico e imaterial dos terreiros. Ele de 134 mil pessoas. Investiga-se ainda a expansão da
próprio é iaô (filho de santo) do Ilê Omolu Oxum, e já teve quadrilha para duas localidades que nunca foram domi-
outros convênios do Ilê com a faculdade de museologia nadas por traficantes: a Estrada do Porto Velho e a Rua
da Unirio. E, recentemente, em congresso internacional Lyrio Maurício da Fonseca, na região de Brás de Pina.
de museus, na Sicília, ele incluiu no documento final do A teóloga Romi Bencke, que é pastora da Igreja Evan-
evento a Museologia de Terreiro. A importância disso é gélica da Confissão Luterana no Brasil, aponta uma clara
o reconhecimento técnico, da parte da museologia, de polarização em torno da imagem bíblica do Deus da Guerra
que não se pode pegar uma peça de terreiro, um artefato (ou Deus dos Exércitos), uma imagem que sacraliza a sub-
sagrado de culto ancestral, e tratá-la com os métodos jugação de um povo sobre o outro e a limpeza étnica; uma
convencionais europeus: colocar em uma vitrine, clas- anti-imagem do sagrado, contrária à vida, porque autoriza
sificar e restaurar a partir dos parâmetros tradicionais bombardeios, censura e interdita qualquer tentativa de
da museologia. É um avanço significativo. paz. “Há uma tendência de avanço de uma cultura reli-
Os cultos afro têm sido alvo do ódio religioso há giosa menos aberta em relação a comportamento, artes
séculos, e esse ódio está se renovando nas hostes e aceitação de outras religiosidades. Isso é perceptível
neopentecostais. Há alguns dias, em Sepetiba, na Zona no Brasil por meio de um cristianismo cada vez mais
Oeste do Rio, fiéis do Centro Espírita Ogum Beira Mar autocentrado e fechado para acolher as novas agendas
encontraram seu terreiro de umbanda revirado e com de direitos humanos e diversidade cultural e religiosa. O
imagens de santos quebradas, uma ação que vem se moralismo está se sobrepondo à capacidade de acolher,
repetindo constantemente. Não é uma exclusividade sem censuras prévias, as diferentes manifestações da
brasileira: há intolerância por todos os lados. Muitas criatividade humana”, analisou Romi. “Em outros países,
vezes, o medo é aliado dos obscurantistas, como no como a Índia, vemos o mesmo, só que na versão hinduísta.
caso recente de uma universidade no Texas, em Hous- Penso que, se o Estado brasileiro compreendesse melhor
ton, que cancelou a palestra da artista paquistanesa o sentido da laicidade garantida na Constituição, seus
Shahzia Sikander, devido a ataques que ela sofreu por agentes poderiam ter um papel relevante na garantia do
uma escultura de arte pública chamada de Witness, convívio entre diferentes visões de mundo. Infelizmen-
uma figura com chifres de bode e braços tentaculares. te, no entanto, os governos tendem a estabelecer uma
Um grupo de extrema direita texano acusava a figura relação utilitarista com grupos religiosos, tendo como
de fazer o elogio de “imagens satânicas”. horizonte apenas os possíveis ganhos eleitorais. Isso
Ao avanço do obscurantismo, é preciso respon- tanto por parte de partidos que se apresentam como
der com informação e ação legal. As trevas sempre se de esquerda ou progressistas, quanto por partidos de
valeram de uma aliança com a violência para chegar direita e extrema direita”.
ao seu objetivo, que é sem dúvida o estabelecimento A censura também se expande. Na esteira da hege-
de uma teocracia, um Estado teocrático, dogmático monia informacional, passou-se a fustigar artistas
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