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Usuários de redes sociais cancelam
                                                     diariamente escritores; instituições de
                                                     ensino, não. Inf uenciadores digitais
                                                     ’’
                                                     manipulam as emoções alheias;
                                                     professores estudam, debatem,
                                                     pesquisam, constroem conhecimento















            que seja. De fato, o encaminhamento da discussão seguiu   de massa próprias às redes sociais é o rebaixamento do
            o rumo oposto, segundo deram conta as notícias publi- nível das discussões, quando o seu papel é qualificar
            cadas. Provavelmente, chegou-se à conclusão de que   o debate, apresentar argumentos fundamentados em
            uma universidade não é o espaço adequado à prática de   leitura e pesquisa, estimular o pensamento crítico por
            cancelamentos. Se assim fosse, o IEL estaria atentando   meio do qual se possa discordar de forma democrática
            contra a sua missão institucional de preservação da   e civilizada.
            memória da cultura e da literatura brasileiras, lesando o   Usuários de redes sociais cancelam diariamente
            direito coletivo de acesso a essa memória. Ali estão os   escritores; instituições de ensino, não. Influenciadores
            acervos de Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Hilda   digitais manipulam as emoções alheias; professores
            Hilst e muitos outros artistas e intelectuais que podem   estudam, debatem, pesquisam, constroem conheci-
            um dia entrar na berlinda como “o cancelado da vez”.  mento. O simples fato de essa pergunta ser o tema do
               Professores sabem – ou deveriam saber – que   debate promovido pelo IEL acena para a admissibili-
            acervos são bens de interesse público, assim como a   dade da ideia do cancelamento, flerta com ele. Além
            universidade. Arquivos em instituições de guarda como   disso, organizar uma discussão que já começa por uma
            o CEDAE não são “canceláveis”, portanto a discussão,  estratégia de divulgação nos moldes dos tribunais de
            nos termos em que foi posta, carece de mérito e de   censura da internet amesquinha a universidade. Oxalá
            cabimento. Por sua missão social e educativa, a univer- o debate tenha sido produtivo e tenha permitido ao IEL
            sidade tem o dever de discutir os cancelamentos das   sair da camisa de força na qual se meteu.
            obras literárias e suas consequências, mas espera-se
                                                                                                Tâmara Abreu
            que a condução da discussão parta de uma perspec-                              (Professora da UFRN)
            tiva de compreensão do fenômeno e análise das obras                                  Março/2024
            em toda a sua complexidade, considerando-se suas
            dimensões estética, social e histórica.          1 Para maiores detalhes sobre a história da criação e da organização do Fundo
                                                             Monteiro Lobato no CEDAE/IEL, ver:: Lajolo, M., Bignotto, C., Tin, E., Bastos,
               Não se nega o racismo presente na biografia ou na   G. S., Chiaradia, K., Camargo, L., Martins, M., Silva, R. A. da ., Abreu, T., &
            obra de um escritor ou artista, discute-se. O perigo de   Albieri, T.. (2022). De papéis a documentos: Monteiro Lobato (1882-1948) e
                                                             outros modernismos brasileiros. Revista Brasileira De Literatura Comparada,
            as universidades aderirem a estratégias de comunicação   24(46), 131–142

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