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comuns de uma guerra particular, de gangue, milícia governar... Assim, depois das evidências do filme e sua
digital, encenada no tempo real do desejo, para eles pesquisa, tivemos que suportar algumas das melhores
viverem no Brasil dos seus sonhos, configurou o pesa- mentes do pais, já em 2018, dizendo que Bolsonaro
delo que se tornou o bolsonarismo. Se este movimento não ganharia a eleição... e, dentre elas, era este tam-
aconteceu como aconteceu, e hoje temos estudos do bém o entendimento do Partido dos Trabalhadores
neofascismo brasileiro e seu sistema de representações, sobre o processo político e social que vivíamos. Ou seja,
afetos e signos em todas as Universidades brasileiras, entendimento nenhum. Um movimento político triste, de
Intervenção: Amor não quer dizer grande coisa deu desatenção à própria cultura, alienação dos termos da
forma e conceito àquele processo psicopolítico de vida popular e encastelamento em ideias particulares,
outra ordem sobre a experiência do Brasil, como você desde o próprio eu, que não correspondiam à história.
e alguns poucos outros críticos e intelectuais apon- Uma certa falência conceitual, do nosso próprio campo,
taram – lembro Laymert Garcia dos Santos, Ismail aquela mesma que Mano Brown denunciou na época em
Xavier, Leandro Saraiva e o grupo de linguistas sociais festa do baile fiscal dos democratas entre si. O delírio
da ufscar, dos professores Luzmara Curcino e Carlos fascista, evidente, perigoso, fácil e expansivo se com-
Piovezani... Estudando o movimento concreto daquelas pletava na alucinação negativa da própria esquerda, que
massas das redes, o elemento da irracionalidade e do se esmerava na recusa em reconhecer o que acontecia
desejo de violência sempre saltou aos olhos de quem na sua cara. E, se via, quando via, caia no choro, e não
quisesse ver. No entanto, houve pouquíssimo interesse no pensamento, na crítica e na estratégia real. Esse foi
pelo filme, quando ele falava sozinho disso tudo, em o destino social daquele filme, bastante revelador de
2016. Um filme político, feito para intervir, produzir, gerar algo mais de nossas fixações tolas e impotentes. No
saber sobre que horas são e onde estávamos, frente ao Brasil vivemos no período a guerra de dois delírios, um
qual, metade da plateia caia no choro e em desespero, positivo e violento, outro negativo e aquém do tempo. A
e a outra metade recusava como princípio a realidade história política deste filme é a história de uma cultura
do que via, de um país que desconhecia, mas queria cindida, em alguma medida toda ela esquizofrênica.
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