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Uyra, artista simula a extinção dos rios pela crise climática por meio de vidros espelhados























               que quando estourou aqui a ditadura em Belém nós   Na Amazônia o imaginário é um fato social, algo
               estávamos realizando o primeiro Congresso Latino-  compartilhado nas ruas e na convivência das pessoas.
               -americano de Reforma Universitária. Tinha gente de
               Cuba, do Chile, gente da Argentina.                   – Isso tende a ser divulgado apenas como
                                                             uma questão indígena...
                    – Vamos voltar a essa forte presença da    Sim, mas é ribeirinha, indígena e rural, mas de maior
            infância...                                        intensidade a ribeirinha. Até porque costuma se fazer
               Sim, toda essa origem ribeirinha serviu para mim   referência aqui a essa cultura, digamos assim, nascida
               como uma forma de incorporar aquele tipo de com-  na Amazônia, como sendo folclore, inclusive no mau
               portamento do homem face à realidade. Primeiro,   sentido. Folclore no sentido de diminuição de impor-
               o respeito e o diálogo com a natureza. Depois, a   tância cultural, científica. E isso é uma falácia. Nós não
               vivência de uma forma de sabedoria, de experiências   temos folclore no Brasil. O que foi catalogado como
               dos canoeiros, dos plantadores e das pessoas que   folclore brasileiro é o folclore trazido pelo colonizador,
               enfim, conviviam com o rio de uma forma quase    que foi incorporado e, digamos, se superpôs à cultura
               existencial. Hoje menos, mas na Amazônia profunda,   que já havia aqui. À cultura indígena, sobretudo. Foi
               na Amazônia mais distante de Belém e Santarém,   mais uma forma de dominação cultural e religiosa.
               ainda preside muito uma relação com o imaginário   Mas o folclore, na verdade, no sentido meio cientí-
               através da mitologia, através das lendas e através   fico e linguístico da palavra, nós não temos, o que
               de uma forma de compreensão do mundo mesmo.     nós temos é cultura popular. Pena que, quando se

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