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BIENAL DAS AMAZÔNIAS ENTREVISTA
Percebi que todos os grandes textos, as teses que
eu conheço e tudo sobre a Amazônia e a aplicação
da Amazônia como motivo de teoria, acho que são de
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autores, sociólogos e antropólogos europeus. Que
aplicam as matrizes deles para estudar o lugar, em vez
de estudarem o lugar para criar uma matriz dele”
consagrou a chamada corrente folclorista no Brasil, Porque as pessoas vão mascaradas. Aquele boi, por
depois da Semana de Arte Moderna e de 1930 para exemplo, lá de Parintins, o que é um boi tecnológico?
cá, quando começaram a se interessar cientificamen- Um boi que ganhou o mundo também não é folclo-
te por buscar as diferenças originais pelas regiões, re. Ele tem raiz, claro, mas ele é uma variante com um
por descobrir o folclore brasileiro, caso do próprio autor definido, com pessoas que criaram e tem outra
Câmara Cascudo, que é um grande pesquisador estrutura e tudo mais. Então há uma necessidade,
disso, uma figura admirável, cometeu muitos erros por exemplo, de se distinguir nas regiões do Sul. É
com relação à Amazônia, porque ele nunca veio aqui. mais o folclore trazido pelo colonizador migrante. Sim,
Ele, por exemplo, cataloga o Pássaro Junino, que é é. Eu não posso dizer que, por exemplo, a cultura
um teatro popular, musicado, criado pelo povo aqui, indígena era folclore, a cultura indígena, a cultura
como folclore, confundido talvez com a ideia do Boi legítima popular, do indígena.
bumbá nordestino e tudo que é folclore europeu Percebi que todos os grandes textos, as teses que
implantado no Nordeste. eu conheço e tudo sobre a Amazônia e a aplicação da
Amazônia como motivo de teoria, acho que são de
– Por quê? autores, sociólogos e antropólogos europeus. Que
Porque ele não foi criado pelo povo nordestino! aplicam as matrizes deles para estudar o lugar, em vez
de estudarem o lugar para criar uma matriz dele. Reco-
– O Boi bumbá? nhecer que no lugar existe também um pensamento.
O Boi bumbá, não, veio com os portugueses, veio Existe também uma reflexão própria. Existe também
com os espanhóis que já tinham manifestações uma experiência de vida refletida pela arte e mitologia.
similares lá. Então, o boi, o nosso, ele tem as suas
variantes, por exemplo, nós temos aqui um boi que é – Sim. Você leciona na universidade. Como,
da cidade de São Caetano de Odielas, que é coreo- através da educação, seria possível ampliar e
gráfico apenas, que não tem enredo, que é como respeitar estas vivências?
se fossem pierrôs e colombinas. No vestuário, o Não se tem estudos das questões amazônicas no
colorido é o boi, tem música, tem uma coreografia sistema de ensino. As escolas particulares, em gran-
própria, mas não tem enredo, não tem fala. Esse de maioria, passaram a pertencer a grandes grupos
(o bumbá) não é um boi, é coreográfico, porque nacionais, que vêm com as apostilas já criadas com
sabemos quem inventou, sabemos as pessoas que modelos pre-estabelecidos.
continuaram cultivando e criando outros bois que Não é apenas nós criarmos “interpretações”,
eram semelhantes, chamando o boi de máscara. achando que, bebendo nessa fonte, vão se
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