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BIENAL DAS AMAZÔNIAS ENTREVISTA











                    Percebi que todos os grandes textos, as teses que
                    eu conheço e tudo sobre a Amazônia e a aplicação
                    da Amazônia como motivo de teoria, acho que são de
                   ’’
                    autores, sociólogos e antropólogos europeus. Que
                    aplicam as matrizes deles para estudar o lugar, em vez
                    de estudarem o lugar para criar uma matriz dele”













               consagrou a chamada corrente folclorista no Brasil,   Porque as pessoas vão mascaradas. Aquele boi, por
               depois da Semana de Arte Moderna e de 1930 para   exemplo, lá de Parintins, o que é um boi tecnológico?
               cá, quando começaram a se interessar cientificamen-  Um boi que ganhou o mundo também não é folclo-
               te por buscar as diferenças originais pelas regiões,   re. Ele tem raiz, claro, mas ele é uma variante com um
               por descobrir o folclore brasileiro, caso do próprio   autor definido, com pessoas que criaram e tem outra
               Câmara Cascudo, que é um grande pesquisador     estrutura e tudo mais. Então há uma necessidade,
               disso, uma figura admirável, cometeu muitos erros   por exemplo, de se distinguir nas regiões do Sul. É
               com relação à Amazônia, porque ele nunca veio aqui.   mais o folclore trazido pelo colonizador migrante. Sim,
               Ele, por exemplo, cataloga o Pássaro Junino, que é   é. Eu não posso dizer que, por exemplo, a cultura
               um teatro popular, musicado, criado pelo povo aqui,   indígena era folclore, a cultura indígena, a cultura
               como folclore, confundido talvez com a ideia do Boi   legítima popular, do indígena.
               bumbá nordestino e tudo que é folclore europeu    Percebi que todos os grandes textos, as teses que
               implantado no Nordeste.                         eu conheço e tudo sobre a Amazônia e a aplicação da
                                                               Amazônia como motivo de teoria, acho que são de
                    – Por quê?                                 autores, sociólogos e antropólogos europeus. Que
               Porque ele não foi criado pelo povo nordestino!  aplicam as matrizes deles para estudar o lugar, em vez
                                                               de estudarem o lugar para criar uma matriz dele. Reco-
                    – O Boi bumbá?                             nhecer que no lugar existe também um pensamento.
               O Boi bumbá, não, veio com os portugueses, veio   Existe também uma reflexão própria. Existe também
               com os espanhóis que já tinham manifestações    uma experiência de vida refletida pela arte e mitologia.
               similares lá. Então, o boi, o nosso, ele tem as suas
               variantes, por exemplo, nós temos aqui um boi que é    – Sim. Você leciona na universidade. Como,
               da cidade de São Caetano de Odielas, que é coreo- através da educação,  seria possível ampliar e
               gráfico apenas, que não tem enredo, que é como   respeitar estas vivências?
               se fossem pierrôs e colombinas. No vestuário, o   Não se tem estudos das questões amazônicas no
               colorido é o boi, tem música, tem uma coreografia   sistema de ensino. As escolas particulares, em gran-
               própria, mas não tem enredo, não tem fala. Esse   de maioria, passaram a pertencer a grandes grupos
               (o bumbá) não é um boi, é coreográfico, porque   nacionais, que vêm com as apostilas já criadas com
               sabemos quem inventou, sabemos as pessoas que   modelos pre-estabelecidos.
               continuaram cultivando e criando outros bois que   Não é apenas nós criarmos “interpretações”,
               eram semelhantes, chamando o boi de máscara.    achando  que,  bebendo  nessa  fonte,  vão  se

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