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– Quais os maiores desafios encontrados mas sim o Congresso, onde havia pluralidade e havia
ao longo desse processo de pesquisa? Houve muitos legisladores com disposição para colaborar
também surpresas, positivas e/ou negativas? com essas redes virtuais, para redigir a lei Aldir Blanc,
Néstor García Canclini – Algo que foi muito sig- que entregou mais de R$ 3 bilhões, ou seja, uns US$
nificativo poder comparar dois países gigantes 500 milhões, para distribui-los em municípios e nos
como o Brasil e o México, com políticas culturais estados. Houve obstáculos, inclusive da Secretaria
de muitas décadas, bastante estruturadas, com de Cultura do governo, por meio da complexida-
investigações já feitas em cada um dos dois, porém, de dos requisitos de uso do orçamento. Também
com contrastes. Esse confronto, em uma situação por conta dos detalhes de controle financeiro que
como a da pandemia, revelou inúmeras surpresas. estabeleceram, mas o dinheiro foi distribuído a,
No caso do Brasil, há mais estudos sobre a relação aproximadamente, 75% dos municípios.
com Argentina, a importância do Brasil dentro do A segunda explicação importante que encon-
Mercosul, mas, poucas análises e comparações tramos é a federalização do sistema nacional de
com o México. E, no caso do México, há um foco na cultura no Brasil. É uma federalização muito distinta
economia, na cultura e nas imigrações, porém mais se compararmos com o que ocorre no México, que
com os Estados Unidos do que com a América Latina. é um Estado muito centralizado. Sabemos que essa
Outras das surpresas importantes foi descobrir federalização, durante a pandemia, favoreceu, por
que no período do governo Bolsonaro, o Brasil foi, exemplo, que os estados comprassem vacinas de
durante a pandemia, o país que mais entregou fundos forma independente.
de emergência para atividades culturais em toda
América Latina. Há um estudo comparativo, que foi – Entre crise neoliberal, pandemia e o
feito no primeiro ano da pandemia, em relação aos impacto de novas tecnologias, qual fator se revela
aumentos de emergência no orçamento de cultura mais contundente sobre as relações entre institui-
em dez países latino-americanos. O Brasil está em ções, os artistas, as políticas públicas e o público
primeiro lugar, com um aumento real de 143% do em si? A emergência recente da inteligência artifi-
fundo dedicado à cultura em 2020. Em seguida vêm cial vai reconfigurar este cenário de algum modo?
a Argentina, com 41%, em terceiro, o Equador, com Canclini – A pergunta é muito importante porque
24%, e em quarto, Chile, com 15%. identifica três fatores que internacionalmente são
Eu gostaria de mencionar brevemente duas muito significativos para o desenvolvimento cultural.
explicações principais que dão esse lugar de tanto Eu diria que os três, e a pandemia tem a limitação
destaque ao Brasil. Em primeiro lugar, sabemos que temporal de ter afetado alguns países severamente,
o governo Bolsonaro não foi favorável ao desenvol- durante dois anos o desenvolvimento cultural, mas a
vimento cultural, rebaixou o Ministério da Cultural organização mundial da saúde declarou há cerca de
a uma Secretaria e, com isso, reduziu os fundos. um ano que ela já não era mais o principal problema
Entretanto, temos que dizer que existem duas expli- social e econômico do mundo. A pandemia não é,
cações principais, que destacamos e analisamos no nesse momento, uma questão decisiva para o desen-
livro: no Brasil surge um movimento de milhares de volvimento cultural, como são a crise neoliberal e o
artistas, criadores, gestores e animadores culturais impacto das novas tecnologias. Isso não quer dizer que
logo no começo da pandemia. A pandemia começa a pandemia não siga mostrando suas consequências,
em março de 2020 e, em abril, já se criam movimen- porque há muitas que tiveram que ser encerradas. No
tos virtuais, que era a única forma de se comunicar primeiro ano, em média, foram perdidos mais de 800
para a maior parte dos museus, centros culturais mil postos e empregos na América Latina.
etc. O público não podia ir às salas de cinema, de As tecnologias mais recentes, como o ChatGPT,
teatro etc., mas fez isso de forma virtual. mostram que os artistas estão perdendo trabalho e
Houve milhares de artistas e gestores culturais aumentando a orientação manipuladora do público
que se reuniram para ver onde podiam obter fundos, em benefício das corporações e da audiência massiva.
pedir de forma solidária e coletiva, e chegaram a Entretanto, há um papel articulador que a tecnologia
redigir uma lei, a Aldir Blanc, que foi proposta ao virtual facilita de movimentos sociais, como esse
Congresso, porque sabiam que o melhor caminho não movimento que mencionamos no Brasil de artistas e
era a Secretaria de Cultura nem o Governo Executivo, gestores culturais mobilizados em uma emergência
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