Page 32 - artebrasileiros-63
P. 32
CAPA ANTONIO OBÁ
escutar antonio obá, numa conversa demorada, Trabalhou como professor no Centro Educacional
pausada, reflexiva, falando de sua infância, da cons- 15 de Ceilândia, lecionou sobre arte e processos cria-
trução de sua carreira, de seus encontros traz, primei- tivos, como professor do ensino médio, no Centro de
ramente, muita calma e, ao final, a certeza de o quanto Desenvolvimento de Potencial Criativo (CRIAR), para
suas memórias se refletem diretamente na sua obra. crianças e adultos em Taguatinga, cidade satélite de
Em Revoada, a exposição aberta em junho deste Brasília. Sempre lhe interessou o lugar que a arte e a
ano, na recém-inaugurada Pinacoteca Contemporânea, comunicação ocupam como motivadores da autonomia,
em São Paulo, Antonio Obá desenvolveu um trabalho da curiosidade e do conhecimento. Como um lugar de
em diálogo com o edifício e a história do novo museu, disrupção na aprendizagem. Para ele, o campo das
que foi uma instituição de ensino construída nos anos artes visuais “passa pela contribuição para o desen-
1950 e atribuída a Ramos de Azevedo, engenheiro e volvimento socioeducativo humano”.
arquiteto responsável pelos projetos, entre outros, do Uma das características do começo de seu percurso
Teatro Municipal e da própria Pinacoteca do Estado. é ter estado muito à margem do circuito tradicional
Na instalação, mãos suspensas, moldadas com de arte, mesmo durante o período em que participou
silicone nos corpos de crianças e jovens que frequen- de uma coletiva no Centro Cultural Renato Russo, em
taram as oficinas na Ocupação 9 de Julho do MSTC e 2013, em Brasília.
no ateliê da Pinacoteca Contemporânea, entre março Um momento determinante na sua carreira foi
e abril de 2023, e depois forjadas em gesso branco, quando decidiu trancar sua matrícula na faculdade
evocam, segundo ele, “mãos livres em pleno voo; mãos de publicidade e optou por estudar artes visuais na
– o próprio ideal de sustento e liberdade presentes no UNB. Ao mesmo tempo, frequentou o Centro Cultural
ofício ao qual se dedicam. Mãos antes acorrentadas, Elefante, uma casa de artistas criada em 2013 pela
hoje quase sem peso ou pesar, mas cientes de todos gestora paulistana Flavia Gimenes e o artista plástico
os traumas, como um ex-voto.” [ 1 ] carioca Matias Mesquita que, recém-chegados a Bra-
Não é por acaso que Obá transcende a pintura, a sília, construíram na Asa Norte da capital federal um
escultura e as instalações em imagens de corpos ou espaço de experimentação de desenho, escultura, gra-
crianças suspensas e, às vezes, fantasmagóricas. Ele vura e modelagem. É aí quando começou a ter contato
se lembra que aos 8 anos se deparou com um salão de com a produção de artistas nacionais e internacionais.
ex-votos na histórica igreja de Trindade, inaugurada Viajou para Inhotim, conheceu o trabalho de Adriana
em 1912, como o primeiro Santuário do Divino Pai Varejão, que lhe serviu de inspiração para a sua obra
Eterno, popularmente denominado Santuário Velho ou Wade in the water (Af er Adriana Varejão), de 2019.
Igreja Matriz, em Goiás. Um cenário de que se recorda
fotograficamente e que lhe trouxe uma enorme sen- a pesquisa de obá
sação de abismo, em que ficou “parado, suspenso”, Alguns significantes perpassam a obra de Obá: crianças,
entre “fascinado e seduzido por um mistério”. suspensão, ambiguidade. Suas crianças têm rostos
A mesma impressão, comentará mais tarde, voltou marcados, quase adultos. “Elas figuram como agentes
a ter quase 20 anos depois quando se defrontou com do tempo que parecem ter a consciência que lhes é
obras do artista inglês Francis Bacon, uma de suas própria, mas sem nenhuma inocência. São crianças que
referências na pintura e cuja potência e visualidade o sabem, crianças que lembram”, dizem Yuri Quevedo e
capturaram, como se ele estivesse diante de um “bura- Ana Maria Maia, no texto especialmente escrito para
co”, algo que estava ausente e o fascinava também. o catálogo da exposição Revoada.
Para Obá, “são como ibejis”, referindo-se às figuras
o educador simbólicas da cultura iorubá que, de forma geral, dentro
Obá nasceu em 1983, em Ceilândia, no Distrito Federal, dos contextos culturais do continente africano, chama FOTO: BRUNO LEÃO
onde mora e trabalha até hoje. Desde sempre desenhou de Ibeji a um orixá-criança que nomeia duas entidades
e pintou, mas cresceu como educador. infantis gêmeas. Por serem gêmeos, são associados a
[ 1 ] Texto de Antonio Obá, presente no catálogo da exposição Revoada
32