Page 32 - artebrasileiros-63
P. 32

CAPA ANTONIO OBÁ










            escutar antonio obá, numa conversa demorada,       Trabalhou como professor no Centro Educacional
            pausada, reflexiva, falando de sua infância, da cons- 15 de Ceilândia, lecionou sobre arte e processos cria-
            trução de sua carreira, de seus encontros traz, primei- tivos, como professor do ensino médio, no Centro de
            ramente, muita calma e, ao final, a certeza de o quanto   Desenvolvimento de Potencial Criativo (CRIAR), para

            suas memórias se refletem diretamente na sua obra.  crianças e adultos em Taguatinga, cidade satélite de
               Em Revoada, a exposição aberta em junho deste  Brasília. Sempre lhe interessou o lugar que a arte e a
            ano, na recém-inaugurada Pinacoteca Contemporânea,  comunicação ocupam como motivadores da autonomia,
            em São Paulo, Antonio Obá desenvolveu um trabalho   da curiosidade e do conhecimento. Como um lugar de
            em diálogo com o edifício e a história do novo museu,  disrupção na aprendizagem. Para ele, o campo das
            que foi uma instituição de ensino construída nos anos  artes visuais “passa pela contribuição para o desen-
            1950 e atribuída a Ramos de Azevedo, engenheiro e  volvimento socioeducativo humano”.
            arquiteto responsável pelos projetos, entre outros, do   Uma das características do começo de seu percurso
            Teatro Municipal e da própria Pinacoteca do Estado.  é ter estado muito à margem do circuito tradicional
               Na instalação, mãos suspensas, moldadas com   de arte, mesmo durante o período em que participou
            silicone nos corpos de crianças e jovens que frequen- de uma coletiva no Centro Cultural Renato Russo, em
            taram as oficinas na Ocupação 9 de Julho do MSTC e  2013, em Brasília.
            no ateliê da Pinacoteca Contemporânea, entre março   Um momento determinante na sua carreira foi
            e abril de 2023, e depois forjadas em gesso branco,  quando decidiu trancar sua matrícula na faculdade
            evocam, segundo ele, “mãos livres em pleno voo; mãos   de publicidade e optou por estudar artes visuais na
           – o próprio ideal de sustento e liberdade presentes no   UNB. Ao mesmo tempo, frequentou o Centro Cultural
            ofício ao qual se dedicam. Mãos antes acorrentadas,  Elefante, uma casa de artistas criada em 2013 pela
            hoje quase sem peso ou pesar, mas cientes de todos  gestora paulistana Flavia Gimenes e o artista plástico
            os traumas, como um ex-voto.” [ 1 ]             carioca Matias Mesquita que, recém-chegados a Bra-
               Não é por acaso que Obá transcende a pintura, a  sília, construíram na Asa Norte da capital federal um
            escultura e as instalações em imagens de corpos ou  espaço de experimentação de desenho, escultura, gra-
            crianças suspensas e, às vezes, fantasmagóricas. Ele  vura e modelagem. É aí quando começou a ter contato
            se lembra que aos 8 anos se deparou com um salão de  com a produção de artistas nacionais e internacionais.
            ex-votos na histórica igreja de Trindade, inaugurada  Viajou para Inhotim, conheceu o trabalho de Adriana
            em 1912, como o primeiro Santuário do Divino Pai  Varejão, que lhe serviu de inspiração para a sua obra
            Eterno, popularmente denominado Santuário Velho ou  Wade in the water (Af er Adriana Varejão), de 2019.
            Igreja Matriz, em Goiás. Um cenário de que se recorda
            fotograficamente e que lhe trouxe uma enorme sen- a pesquisa de obá
            sação de abismo, em que ficou “parado, suspenso”,  Alguns significantes perpassam a obra de Obá: crianças,
            entre “fascinado e seduzido por um mistério”.   suspensão, ambiguidade. Suas crianças têm rostos
               A mesma impressão, comentará mais tarde, voltou   marcados, quase adultos. “Elas figuram como agentes
            a ter quase 20 anos depois quando se defrontou com   do tempo que parecem ter a consciência que lhes é
            obras do artista inglês Francis Bacon, uma de suas  própria, mas sem nenhuma inocência. São crianças que
            referências na pintura e cuja potência e visualidade o   sabem, crianças que lembram”, dizem Yuri Quevedo e
            capturaram, como se ele estivesse diante de um “bura- Ana Maria Maia, no texto especialmente escrito para
            co”, algo que estava ausente e o fascinava também.   o catálogo da exposição Revoada.
                                                               Para Obá, “são como ibejis”, referindo-se às figuras
            o educador                                      simbólicas da cultura iorubá que, de forma geral, dentro
            Obá nasceu em 1983, em Ceilândia, no Distrito Federal,  dos contextos culturais do continente africano, chama   FOTO: BRUNO LEÃO
            onde mora e trabalha até hoje. Desde sempre desenhou   de Ibeji a um orixá-criança que nomeia duas entidades
            e pintou, mas cresceu como educador.            infantis gêmeas. Por serem gêmeos, são associados a
            [ 1 ] Texto de Antonio Obá, presente no catálogo da exposição Revoada

            32
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37