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SEMINÁRIO ARTIGO
CONCRETO
por nicolas soares
a urgência das reivindicações pela recolocação Por um lado, revolvemo-nos na estrutura em que
dos sujeitos e suas identidades dissidentes no interior os impedimentos sócio-históricos, que tentam confor-
da cultura se apresentam como frontes de batalha nos mar determinadas identidades, reforçam imagerias da
últimos anos e apontam para uma definitiva reestrutura- racialização fragilizando sujeitos ao decorrer da História
ção sociocultural em muitas áreas, sobretudo na arte, a da Cultura. Em contraponto, percebemos as fricções,
partir do fortalecimento das epistemologias das margens torções e rupturas no sistema da arte através de eventos
em direção ao centro. Sujeitos marginalizados, raciali- emancipatórios elaborados por esses sujeitos. Em exer-
zados, estereotipados pela herança histórica colonial cício de superar o figurativo, por exemplo, delineado por
europeia e suas afluências nos territórios emergentes Debret, Rugendas, ou Christiano Júnior e tantos outros
– filhos da colônia –, recobram seus per(cursos)(calços) artistas coloniais de outrora, em que por tempos criaram
nas páginas solenes da História. A revisão histórica representações de certa tipologia da imagem. Artistas
impulsionada pela tomada de uma epistemologia do negras/negros, indígenas e não-brancas/os, suas pro-
sul (para todas e todos aquelas e aqueles que foram duções e as atenções recebidas continuam encobertas
oprimidas e asfixiados por apenas uma possibilidade pelo paradigma do primitivismo , menos como forma e
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de ser/estar no mundo) está em curso, na tentativa de linguagem que criam, e sim, mais, ao que parece, como
arrebentar as barricadas da Instituição da Arte e Cul- reforço da folclorização de um arcabouço colonial.
tura, porque é manifestação (no que tange ao sintoma Superar esta representação é dar cabo ao figurativo
e ao conflito) nas ruas e no pessoal como político. O sob desígnio da iconografia. E da iconografia, no sentido
globo geopolítico está reorientando seu eixo, e seus de estandarte. Pois ainda a imagem é o engodo que
hemisférios se desqualificando das coordenadas de orienta os sujeitos, as políticas e a organização de uma
latitude e longitude cartesianas. sociedade. A expectativa que a arte atual pesa sobre
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