Page 42 - ARTE!Brasileiros #61
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO








































                                                                                                                                que seus jogos de linguagem estão sempre presentes.  se comunicam por meio da centralização do corpo
                                                                                                                                   A consciência do corpo como percepção poéti-  e do eu. A série Procuro-me (2003) surgiu natural-
                                                                                                                                ca chega mais forte para Lenora quando participa da   mente quando ela passava diante de um quiosque
                                                                                                                                exposição Mulheres radicais (2016), na Pinacoteca,   instalado em frente a um cabelereiro, no Shopping
                                                                                                                                com curadoria de Andrea Giunta e Cecilia Fajardo-Hill.   Iguatemi, onde as pessoas podiam ser fotografadas
                                                                                                                                A coletiva reunia cerca de 100 artistas com obras pro-  com cabeleiras. “Eu achei aquela situação insóli-
                                                                                                                                duzidas entre 1975 e 1985. “Todas se manifestavam a   ta, engraçada, curiosa e resolvi fazer”. A fotoper-
                                                                                                                                partir do corpo, corpo suporte de expressão, corpo   formance foi publicada no caderno Mais!, da Folha
                                                                                                                                ideal a partir do corpo”, como define a artista, que se   de S.Paulo, e evoluiu para outros desdobramentos.
                                                                                                                                identificou fortemente com elas.                    Quando acontece o ataque às Torres Gêmeas, ela
                                                                                                                                   A ludicidade envolve a série A máscara de mão (2017),   assiste pela tv pessoas desesperadas procurando
                                                                                                                                composta por objetos nascidos quando ela frequenta,   umas às outras. Com isso, inventa diferentes autor-
                                                                                                                                por acaso, um estúdio nos Estados Unidos. “Eu não   retratos que lembram cartazes de pessoas desapa-
                                                                                                                                tinha a menor intenção de trabalhar com argila, porque   recidas, colados em lugares públicos. As fotos são
                                                                                                                                até aquele momento eu pensei, não tenho nada a ver   diferentes entre si e não revelam a verdadeira Lenora.
                                                                                                                                com isso”. No entanto, um dia, ao pegar um bloco de   Essas imagens incomodam. Em 2002, alguns carta-
                                                                                                                                barro, foi trabalhando pelo avesso, por trás. Chega   zes de Procuro-me, colocados na fachada do Centro
                                                                                                                                aos movimentos de criar orifícios que foram repetidos   Universitário Maria Antônia, foram vandalizados pelo
                                                                                                                                e fizeram surgir A máscara de mão, para ser calçada   grupo Art-Attack, que confessou o estrago. Agora, essa
                                                                                                                                como luvas, supostamente individual, mas que, ao se   obra assume um protagonismo positivo no processo
                                                                                                                  FOTOS: ROMULO FIALDINI | REPRODUÇÃO  ora real ora imaginário, traz um repertório de indaga-  pretar a obra de Lenora de Barros, que em cada mostra
                                                                                                                                                                                 de implantação da nova montagem do acervo da
                                                                                                                                sociabilizar performaticamente, ganha chancela liber-
                                                                                                                                                                                 exposta permanentemente em alguns locais do museu.
                                                                                                                                de que qualquer objeto pode falar uma língua secreta.
                                                 Acima, Lenora de Barros, Procuro-me, 2002; na pãgina ao lado,                  tadora. Com esse trabalho Lenora reafirma a máxima   Pinacoteca. Procuro-me, entre outros trabalhos, está
                                                 videoperformance A Cara. A Língua. O Ventre, 2022                                 O conceito que compõe o inventário de Lenora,    Para além da expressividade e do desafio de inter-
                                                                                                                                ções que perpassam de uma obra a outra e coloca o
                                                                                                                                                                                 provoca novas interpretações de acordo com a situação
                                                                                                                                                                                 temporal, a exposição se abre para reflexões atualizadas
                                                                                                                                olhar atento em outros registros cognitivos. A artista


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